O medo é uma das coisas inevitáveis da vida, pois nos estimula a pensar melhor nossos movimentos, seja em situações que possam envolver danos à nossa integridade física ou psicológica. Porém, quando um de nossos medos tomam proporções mais limitantes que o usual, eles evoluem para o que chamamos de fobias. Fobia é um medo exagerado, enraizado de tal forma em nossos pensamentos e comportamentos que acabam moldando, ou melhor, limitando nossas atitudes diante de algumas situações às quais somos sujeitos (se isto inclui aquela sua tia que sempre escreve “LINDO/A DA TIA” com caps lock ativado no seu Facebook? Acho que não é pra tanto…), se tornando uma patologia, uma doença.

teclado-da-tia-amém-lindo-da-tia-tricurioso fobias

Tias: Exemplo de comunicação prática na internet, porém, desperta medo por parte de alguns internautas.

As fobias são barreiras mais psicológicas do que físicas. Não que estas não sejam causadas por situações que possam trazer uma pessoa a um perigo ou ameaça real, porém a mente da pessoa que enfrenta um medo doentio tende a aumentar o potencial prejuízo psicológico ou físico que situações evitadas com muita resistência possam trazer. Por isto, as fobias também podem ser chamadas de Transtornos Fóbico-Ansiosos. Confira a seguir algumas das fobias mais comuns atualmente.

Agorafobia

fobias mais comuns- sombras agorafobia phobia tricurioso

Agorafobia: O medo de ter medo.

Caracteriza-se pelo sentimento de total desamparo em situações sociais. A pessoa que sofre de Agorafobia tem constantes pensamentos de que possa sofrer um mal súbito, medo de morrer de um instante para o outro, de sofrer um ataque de terceiros e encontra extrema dificuldade de sair destas situações, achando que a tentativa de sair do ambiente em que está pode ser frustrada ou constrangedora. Para evitar estas situações, pessoas que sofrem desta fobia costumam não andar sozinhas, evitam multidões, transportes públicos e lugares altos.

Aracnofobia

fobias mais comuns- phobia tricurioso aracnofobia

Uma das fobias mais citadas, com certeza, é a aracnofobia. O medo extremo de ficar próximo a aracnídeos causa efeitos até no organismo da pessoa: tontura, suor em excesso (o popular “suor frio”), ritmo cardíaco muito acelerado e pensamentos funestos, ou seja, de morte. Sua origem pode ser de traumas, como situações onde pessoas próximas foram picadas, mesmo pelo conhecimento de que algumas destas aranhas são venenosas, ou experiências passadas.

Tripofobia

fobias mais comuns- phobia tricurioso tripofobia

Uma das fobias mais estranhas, porém ainda muito comum. Esta é uma fobia que envolve o medo de buracos, seja na interação com objetos com muitas superfícies côncavas, ou mesmo enxergar imagens que envolvam muitos buracos, cheias de padrões irregulares. Pessoas tripofóbicas sentem formigamentos, muita ansiedade, levando até a enjoos e ataques de pânico, em casos extremos. Uma das explicações se deve à associação entre muitos buracos e doenças causadas por vermes na pele, ou ainda texturas que lembram animais venenosos.

Acrofobia

fobias mais comuns- phobia tricurioso acrofobia

Creio que seja a fobia mais popular, pelo menos, uma das mais populares. O medo de alturas envolve um medo incontrolável de lugares como pontes, torres, prédios altos ou mesmo resistência a viagens que sejam feitas por avião. Porém, creio que seja uma das mais compreensíveis também, uma vez que o medo de altura envolve, também, nosso instinto de sobrevivência. Dentre outros sintomas comuns a outras fobias, o medo de altura causa falta de ar e tremores.

Coulrofobia

fobias mais comuns- phobia tricurioso coulrofobia

A pessoa traumatizada por experiências com palhaços (ou mesmo imaginando sua imagem) sofrem de Coulrofobia. Infelizmente, uma figura que tem a fama de ser um personagem malvado, que se deve muito ao seu uso em séries e filmes de terror, nos quais o palhaço é sempre uma criatura misteriosa, porém com desejos sombrios ocultos. Geralmente estes traumas se desenvolvem na infância, apesar de nem todos os palhaços serem criaturas malignas. Porém, o medo de palhaços envolvem mais do que a reação à maquiagem, que pode chocar à primeira vista: por outro lado, não se sabe quem está do outro lado da máscara, o que invoca ao desconhecido. Pessoas que não conseguem controlar seu medo de palhaços sofrem com suor frio, muita tensão, batimentos cardíacos excessivos e um desespero extravasado por gritos e choro excessivo.

Claustrofobia

fobias mais comuns- phobia tricurioso claustrofobia

Medo mórbido de ficar em lugares fechados e pequenos como elevadores, pequenos quartos e apartamentos. Lugares abarrotados, repleto de pessoas, também causam muita tensão em claustrofóbicos. Experiências passadas, como algum acidente de carro em que a pessoa pode ter sido presa entre as ferragens, eventos muito tumultuados podem estar entre as causas da claustrofobia, ou mesmo a hereditariedade (sim, medos e fobias também podem ser passados de pai ou mãe para filhos).

E aí, gostou? Converse com a gente, deixe o seu comentário! E claro, compartilhe com os amigos 🙂