Quando o assunto é filme de comédia adolescente, American Pie é sempre citado como um dos mais populares. Com um orçamento de 11 milhões de dólares e incríveis 235 milhões arrecadados em cinemas de todo o mundo, é inegável dizer que o filme foi um sucesso absoluto. Não é por acaso que ele rendeu três sequências diretas e outros quatro spin-offs.

Com um enredo voltado às descobertas amorosas e sexuais dos jovens no período do ensino médio, além de apresentar vários momentos de vergonha alheia, American Pie é considerado um dos percussores dos filmes de besteirol e arrebatou uma legião de fãs ao redor do globo. Confira abaixo algumas curiosidades sobre um dos filmes de comédia mais famosos da cultura pop.

1. Adam Herz escreveu o filme se inspirado nos seus anos de escola quando morava em East Grand Rapids, no Michigan. Curiosamente, o colégio de American Pie possuía as mesmas cores da escola de East Grand Rapids. O mascote da escola também é bastante idêntico ao do filme.

2. O primeiro nome do filme não era American Pie. Herz deu ao seu roteiro um título que se traduzido ao português seria equivalente a “Comédia sexual adolescente sem nome que pode ser feita por menos de 10 milhões de dólares que a maioria dos leitores provavelmente vão odiar, mas eu acho que você vai amar.” Ufa… Que nome, hein?!

3. Durante as filmagens, o filme foi chamado de Great Falls, mas as pessoas que assistiram às exibições de teste disseram que adoraram tudo sobre o filme, exceto o título.

4. Eugene Levy, ator que interpretou o pai de Jim, ameaçou deixar o projeto a menos que ele pudesse improvisar a maioria de seus diálogos. Segundo Eugene, o pai de Jim no roteiro era “meio assustador” e ele insistia em querer interpretá-lo como um pai “real e brega”.

american pie torta

5. A torta de maçã que, além de dar nome ao filme também foi usada na cena mais constrangedora do longa, foi comprada por um membro da equipe de produção em um Costco, supermercado atacadista americano.

6. Adam Herz escreveu o projeto original em apenas seis semanas. Para pesquisa, ele assistiu filmes como “Porky’s – A Casa do Amor e do Riso” a “A Última Festa de Solteiro” várias vezes para estudar a comédia envolvida nesses filmes retratando o colegial.

7. No roteiro original, o primeiro nome de Steve Stifler é Ryan, o sobrenome de Paul Finch é French e o nome do meio de Oz é Dieter.

8. Sendo seu primeiro filme, Seann William Scott ganhou apenas 8 mil dólares por seu papel como Steve Stifler. Treze anos depois, ele recebeu 5 milhões de dólares por sua participação em American Pie: O Reencontro.

9. Alyson Hannigan era na verdade uma proficiente clarinetista quando estava no ensino médio. No entanto ela não sabia tocar flauta, seu instrumento no filme. Que ironia…

american pie flauta

10. Além de ter fornecido músicas para a trilha sonora do filme, os membros da banda Blink 182 também fizeram uma participação especial durante a transmissão via Internet entre Jim e Nadia.

11. Chris Klein e Seann William Scott eram péssimos no lacrosse. Por isso, os atores tiveram que praticá-lo por três semanas antes de gravar as cenas que envolviam o esporte.

12. A Universal Pictures inicialmente não colocava muita fé no filme. Tanto é que o estúdio vendeu os direitos estrangeiros para garantir uma segurança financeira caso o longa-metragem não se saísse bem nas bilheterias. Uma manobra considerada “imbecil” por muitos, devido ao enorme lucro que o filme também rendeu fora dos EUA.

Qual foi o melhor American Pie da franquia? Mande o seu comentário! 😀