Em uma rápida busca online por favos de abelhas você verá que são tão hexágonos perfeitamente simétricos, isso é muito intrigante e precisa ser estudado! hehe Por isso hoje, vamos descobrir como as abelhas conseguem realizar tal façanha, venha comigo!

Charles Darwin já dizia que as abelhas são “absolutamente perfeitas, economizando mão-de-obra e cera”. Isso tem intrigado há humanidade há séculos e tamanha curiosidade movimentou alguns pesquisadores de Bhushan Karihaloo da Universidade de Cardiff que constataram que, antes de serem hexágonos, os favos são feitos de forma circular. Os ângulos surgem em função da construção das fileiras onde o mel e o pólen são depositados. Segundo eles, o mecanismo ocorre em função do escoamento da cera que derrete e une os favos vizinhos.

como sao feitos favos de mel tricurioso 1

Antes desta pesquisa, acreditava-se que as abelhas realizavam complexos cálculos matemáticos na hora de fazer os ângulos e realizar as medidas, porém tudo é muito mais simples do que isso. Quando atinge cerca de 45ºC, a cera inicia um processo de derretimento e cria um líquido elástico e viscoso que se estica como caramelho, assim os ângulos se formam através da união das células que originam os hexágonos. Este calor é causado em função do trabalho inesgotável das abelhas operárias durante a construção das fileiras lado a lado.

Porém, não retire os créditos das magnificas abelhas apenas pelo acaso da combinação física e matemática que ali ocorre, isto porque elas são insetos incrivelmente curiosos e inteligentes que fazem com maestria todo o processo de produção do mel, assim o aquecendo, endurecendo e afinando a cera para a criação dos favos exatamente onde é necessário, sem imperfeiçoes.