O mercado de games multiplayer tem crescido cada vez mais, se tornando uma tendência muito forte nos últimos tempos. Alguns jogos possuem temas bem simples, porém instigam um raciocínio mais complexo do jogador uma vez que nossos parceiros e adversários também são seres humanos e não máquinas, o que pode forçar mudanças no processo estratégico, necessário para se ganhar uma partida. Em uma definição básica, Multiplayer é um tipo de jogo no qual vários jogadores compartilham o mesmo ambiente virtual no game e podem interagir entre si por meio de competições, parcerias ou mesmo em posição de adversário um do outro.

multiplayer primeiro da história player unknowns battlegrounds tricurioso

Player Unknown’s Battlegrounds (ou simplesmente PUBG), um dos jogos multiplayer mais jogados no momento. Sua lógica é bem simples: SOBREVIVA! Haha. Com vários itens em campo, você deve usar tudo a seu favor: veículos, armas, adornos, abrigos, parceiros, ou até aliança com inimigos.

Entretanto, os jogadores das gerações atuais não sabem que nem sempre foi tão fácil jogar com vários amigos ao mesmo tempo. Nos primórdios, os games multiplayer se davam de forma muito diferente de hoje. Pra começo de conversa, não tínhamos a internet na jogada e tudo se dava com apenas um console, o número de jogadores ficava limitado à quantidade de controles disponíveis e suportados pelo console.

multiplayer primeiro da história counter strike tricurioso

O pessoal da geração passada já viu esta tela váááárias e várias vezes nas Lan Houses.

Bom, definir o primeiro game multiplayer de todos realmente não é uma tarefa muito fácil, até porque muitos jogos foram lançados ao redor do mundo dos quais, muitas vezes, não se têm conhecimento, seja por falta de divulgação ou mesmo por cancelamentos, uma vez que muitos consoles não tiveram continuidade em seus projetos na época. Citaremos aqui alguns games que ajudaram a moldar o modo de jogo que se tornou essencial nas jogatinas até hoje.

Tennis for Two (1958)

Considerado o segundo game do mundo, Tennis For Two foi produzido por William Higinbotham em seu laboratório na Brookhaven National Laboratory. O game funciona com um osciloscópio como tela e dois controles bem simples com dois botões. Permaneceu desconhecido até o ano de 1981, sendo exposto em um conflito jurídico quando um advogado citou este game para quebrar uma reivindicação da produtora Magnavox que solicitava a patente sobre o modo multiplayer. Confira abaixo:

Pong (1972)

Não tem como não citar esta joia que invoca o espírito nostálgico de qualquer nerd velhinho. Apesar de tudo, Pong não foi o primeiro jogo multiplayer, por datar de 1972 (Tennis for Two é de 1958). Pong foi lançado pela Atari para o console da mesma. Jogabilidade extremamente simples, na qual os jogadores somente moviam suas “raquetes”(?) para cima ou para baixo, colocando à prova os reflexos da molecada gamer da época.

https://youtu.be/fiShX2pTz9A

Astro Race (1973)

O primeiro jogo de corrida conhecido do mundo era Astro Race e contava com um sistema simples no qual o jogador dirigia sua nave espacial, se esquivando de meteoritos que passavam pela tela. O jogo rodava nos Arcades (fliperamas) Taito Discrete Logic   e foi lançado nos Estados Unidos como “Space Race“.

É isso aí galera, se você curtiu, não se esqueça de compartilhar, e mandar aquele comentário esperto pra gente 🙂