Um nome muito recorrente entre pessoas que ficam constantemente com o nariz escorrendo (ou coriza, em termos médicos) é Loratadina, mas já parou pra pensar qual sua real utilidade?

Bem, a Loratadina é um medicamento muito usado em épocas mais frias do ano quando surgem vários problemas respiratórios e da pele, pois sua fórmula serve para ambos os tipos de enfermidades: rinite alérgica, ardência e coceira nos olhos, coceira no nariz, espirros, além da já citada coriza. Pode ser útil igualmente para alívio de sintomas de outras alergias da pele e urticária.

loratadina tricurioso saúde espirroloratadina tricurioso saúde espirro

Este remédio pode ser vendido em comprimidos ou mesmo xarope, com um gosto adocicado de modo a facilitar sua ingestão (quando era pequeno, adorava o xarope, haha). Apesar de suas indicações, é bom usá-lo com precaução, pois pode causar efeitos colaterais, piorando problemas existentes e causando outros mais. O xarope conta também com um copo dosador, para evitar confusões no consumo.

A quantidade indicada depende da idade e peso do paciente, sendo a seguinte: Adultos e crianças com 12 anos ou mais e pessoas com peso corporal acima de 30 kg podem tomar 10 ml do medicamento Loratadina em xarope (10 mg), uma vez por dia. É aconselhado não tomar mais que a dose recomendada no mesmo período de 24 horas.

loratadina tricurioso saúde espirro coriza

A Loratadina é um remédio da ordem anti-histamínico, destinado a interromper a histamina, causadora dos efeitos desagradáveis das alergias. Porém, em todo o caso, consulte um médico especializado, pois a auto-medicação pode trazer prejuízos maiores, caso você tenha alergia a algum dos componentes da fórmula, tais como dor de cabeça, azias, erupções na pele e cansaço, ou, em casos mais raros, perda de cabelo, taquicardia, tontura, reações alérgicas severas e palpitações. É importante salientar que, em caso de ingestão de dose maior que a recomendada, que o paciente faça ingestão de mais líquido, para diluição do remédio, ou mesmo que procure provocar vômito, pois uma dose muito maior que o padrão pode causar efeitos colaterais indesejáveis além de, é claro, evitar misturar muitos medicamentos ao longo do tratamento, evitando conflitos entre suas respectivas composições.

Dentre outras contra-indicações, é recomendado que pessoas idosas, com problemas no fígado ou rins tomem doses menores que 10ml, tomando a primeira dose em dias alternados, não de 24 em 24 horas, ainda assim, com muito cuidado. Lactantes e grávidas também precisam de extremo cuidado, assim usando Loratadina somente em caso de recomendação médica. Dúvidas? Consulte a bula, e, é claro, o médico mais próximo.

Achou útil? Não se esqueça de compartilhar 🙂