Não, pirulito não conta, nem bolo de aniversário muito menos aquelas balas que ardem por 2 semanas, a verdade é que não existe nada que seja encontrado na natureza e possua a cor azul… Mas por quê?

Pode parecer bobagem ou apenas algo que devamos aceitar: não existe comida naturalmente azul e ponto. Porém, somos TriCuriosos e precisamos descobrir se há alguma razão científica para este fato e acredite ou não, HÁ e ela é bioquímica. A pigmentação azul é muito mais sensível à luz solar do que as outras, assim se degradando muito mais facilmente que outros tipos de pigmentos como o da cor verde ou vermelha, por exemplo. Por isso, todos os outros alimentos evoluíram ao longo da história e originaram novas espécies, enquanto os azuis só foram desaparecendo aos poucos

Comida Azul

A única fruta que até se aproxima do azul é o mirtilo, porem se você olhar bem está mais para um roxo do que azul. Esta frutinha maravilhosa possui antocianina, uma substância antioxidante. Já balas, pirulitos, glacê, bolos e quaisquer outros doces azuis só possuem essa cor graças ao corante artificial criado pela indústria alimentícia, logo esta maravilhosa cor só pode ser vista de forma artificial. Vale lembrar que há algum tempo começaram a surgir na internet fotos de morangos azuis, porém este é uma mutação genética onde foi utilizado uma substância anticongelante que o Peixe do Ártico libera para se proteger no mar gelado. A substância aumentou a vida útil do morango e o tornou azul. Porém, este produto não deve ser comercializado já que foi apenas uma experiência para descobrir o poder de tal substância.

 Triste, não acha? Comente!