A mentira é algo que aprendemos desde pequenininhos que é feio, uma ação condenável e errada, porém isso não impede ninguém de mentir. Seja aquela mentirinha inocente quando alguém oferece comida a você “Não, obrigada, estou sem fome” ou aquelas mais pesadas que omitem seus mais sórdidos segredos, a mentira está presente e ouvimos mentiras todos os dias.

Mas afinal, por que nós mentimos?

Infelizmente, a resposta para esta pergunta é tão simples que dá até mesmo desanimo… hehe. Segundo psicólogos que pesquisam o tema, o ser humano mente desde pequeno simplesmente porque funciona. Seja para evitar uma situação constrangedora ou para se livrar das consequências dos seus atos, nós mentimos sempre e quanto mais dá certo, mais mentiras aparecem. Inclusive, estudos demonstram que homens mentem cerca de 3 vezes por dia enquanto as mulheres dizem 2 mentiras neste período.

por que mentimos tricurioso 1

Esse tema acabou trazendo fatos bem curiosos ao longo da história. Durante a Era Romana, o dia da entrada da primavera era reservado para contar mentiras desde que o sol nascia até se pôr. Neste momento, pegadinhas, piadas e brincadeiras rolavam soltas. Após, a Igreja Católica incorporou a tradição onde trocou os banquetes e orgias por uma eleição do rei dos tolos. Hoje nós comemoramos a mentira no dia 1º de Abril, para ter noção do quanto amamos a mentira… hehe.

Assustador, não acha? Comente!