No dia 28 de fevereiro de 2013 pudemos ver um feito quase inédito na história da Igreja Católica, o Papa Bento XVI renunciou ao seu cargo aos 85 anos, assim sendo considerado o terceiro Papa mais velho da história, atrás apenas de Leão XII que faleceu aos 93 anos e Clemente X que viveu até os 86 anos. O argumento de Bento XVI foi que não teria mais idade para assumir a função, assim dando sua posição ao atual e revolucionário Papa Francisco. Tudo isso fez com que toda a população mundial voltasse suas atenções novamente a Igreja Católica e, ao relembrar deste feito, me veio uma grande dúvida: Quantos Papas já existiram?

Joseph Ratzinger – Bento XVI – foi o 265º Papa a comandar a religião com maior número de adeptos do mundo, logo Papa Francisco é o número 266 desta imensa lista. O primeiro Papa do mundo foi São Pedro, um entre os 12 apostos de Jesus Cristo. Seu nome de batismo é Simão Pedro, nascido em 10 a.C foi ele, junto a São Paulo, que fundou a Igreja. Seu pontificado durou de 30 a 67 d.C., vale lembrar que o título de Papa só foi dado a ele muitos anos após deixar o cargo, isto porque a função de Papa só ganhou este nome cerca de dois séculos depois.

quantos papas ja existiram tricurioso 1

Uma curiosidade interessante é que Bento é, junto de Gregório, o segundo nome mais utilizado pelos Papas eleitos, assim sendo utilizados 16 vezes. Já o nome mais usado é João cuja recorrência é de 23 vezes, porém a história complica quando percebemos que nunca houve um João XX, já João XVI e Bento X são considerado pela Igreja Católica antipapas, assim não sendo contabilizados na lista sucessória. Outra informação curiosa é que na história, houve um momento onde haviam mais de um papa reivindicando seu poder, isso aconteceu durante o Grande Cisma do Ocidente que ocorreu de 1378 a 1417.

Esta foi uma grande crise religiosa onde houveram um papa em Roma e outro em Avignon, França. Após, também houve um em Pisa, na Itália. Quando este cisma teve um fim, foi definido que o papado deveria ocorrer em Roma, assim declarando os demais pontífices como antipapas. Como podemos perceber, a história papal da Igreja Católica é repleta de acontecimentos, sendo assim muito interessante e curiosa, não acha? Comente!