Antigamente, quando os smartphones não existiam, era normal as pessoas usarem constantemente os telefones fixos que ficavam ao lado do sofá em uma mesinha, porém hoje em dia ele só é utilizado pelos seus pais e por pessoas mais velhas que não se adaptaram a tecnologia atual. Esses dias eu me lembrei que fiz um post a muito tempo atrás falando quem criou o primeiro celular e por isso hoje irei falar quem inventou o telefone, além do mais ele é o “pai” dos celulares, não é mesmo? Espero que gostem!

Alexander Bell foi o homem que patenteou o aparelho que viria a se tornar o telefone no ano de 1876 e foi dado como o inventor do mesmo por muitos anos, porém com o tempo as pessoas foram se perguntando se Bell era realmente o único envolvido no projeto. Com isso acabaram descobrindo que a invenção do telefone era algo completamente extenso, ou seja, várias pessoas estava encaixadas na criação como Philip Reis, que já tinha projetado um transmissor de som em 1860 e Hermann Ludwig Ferdinand von Helmholtz.

alexander graham bell

Mas o principal fato que Bell não sabia era que antes de ter patenteado o telefone, outra pessoa já tinha conseguido o mesmo. O ano é em 1849 quando o italiano Antonio Meucci testou pela primeira vez a transmissão de voz através da corrente elétrica. Com isso Meucci se dirigiu aos Estados Unidos para aprimorar seu projeto, chamado na época de o “teletrofono”, entretanto, como ele estava falido acabou não conseguindo oficializar o pedido da patente. Vale lembra que Meucci teria criado este aparelho para conseguir se comunicar entre o seu escritório e o quarto, já que  a sua esposa sofria de reumatismo.

Quando a notícia de que Bell tinha patenteado o telefone chegou aos ouvidos de Meucci, o italiano logo se apressou e levou Bell a uma luta na justiça que não tinha previsão de final. Infelizmente Antonio Meucci morreu sem saber que o seu trabalho foi reconhecido como o verdadeiro inventor do aparelho. Ou seja, o inventor do telefone foi Antonio Meucci e não Alexander Bell. O que achou do post? Comente logo abaixo 😀