Imagine que você está andando tranquilamente no mercado fazendo a sua feira semanal, quando de repente, se depara com várias cenouras roxas! Meio estranho, não? Bem, nos dias atuais pode até ser, mas por volta do século XVII essa era exatamente a cor das cenouras cultivadas e colhidas nas fazendas pelo mundo.

A cenoura é um vegetal que originalmente era roxo, branco ou creme. A diferença na cor é causada pelo pigmento conhecido como antocianina, que dá tons de azul e roxo. Os ancestrais evolutivos da cenoura provavelmente se originaram na área hoje correspondente ao Irã e Afeganistão e esses lugares também parecem ser onde as cenouras foram cultivadas pela primeira vez, segundo historiadores. No entanto, acredita-se que as cenouras selvagens tenham crescido por toda a Europa nos últimos 5000 anos.

Supõe-se que as cenouras de cor laranja como as que estamos acostumados nos dias atuais tenham sido criadas na Holanda há cerca de 400 anos, mas até hoje, ainda existe um certo debate sobre quando a cenoura alaranjada apareceu pela primeira vez. O World Carrot Museum (Museu Mundial da Cenoura, em tradução livre), que é uma fonte enciclopédica bem rica de informações do vegetal, afirma que existem vários manuscritos arcaicos (um que remonta ao ano de 512) que já descreviam as cenouras na cor laranja, mas elas não eram nem um pouco comuns.

voce sabia que as primeiras cenouras eram roxas 2

É aí que os holandeses surgem como os prováveis grandes responsáveis ​​pela popularidade e prevalência moderna da cenoura laranja. De acordo com várias fontes, as cenouras alaranjadas tornaram-se comuns há aproximadamente 400 anos, quando os agricultores holandeses cruzaram as mesmas de forma proposital. Isso foi supostamente um feito político em homenagem a Guilherme de Orange. Ele era um membro da soberana Casa de Orange, e também uma figura proeminente na luta pela independência holandesa.

No ano de 2002, alguns fazendeiros britânicos tentaram reintroduzir a versão roxa da cenoura nos supermercados ingleses. Embora os vegetais fossem roxos por fora, eles ainda eram laranja por dentro. Mas a ideia foi considerada um fracasso comercial. Posteriormente, as vendas da cenoura roxa despencaram ainda mais quando se descobriu que a coloração roxa vazava das cenouras para a água na qual estavam sendo cozidas. Melhor continuar com a versão laranja do vegetal, não é mesmo?

Curtiu essa curiosidade? Deixe o seu comentário! 😀