Pareidolia é um fenômeno psicológico do nosso cérebro que nos estimula a enxergar formas de rostos humanos em coisas inanimadas. E isso pode ser bem divertido. Afinal, quem nunca se divertiu ao ficar olhando para as nuvens e tentar adivinhas as coisas que elas lembravam? Pois bem, se você curte esse tipo de coisa e for visitar o Japão algum dia, considere fazer uma parada na cidade de Chichibu, onde você vai poder contemplar um dos museus mais peculiares do mundo, que se dedica a… pedras!

O Chichibu Chinsekikan é um pequeno museu que possui mais de 1.700 rochas “curiosas”. Todas elas foram formadas pela própria ação da natureza, e cerca de mil delas se parecem com rostos humanos. Tem até rostos de famosos no meio do acervo!

o museu japones que reune pedras que se parecem com rostos 1

Claro que o Elvis não poderia ficar de fora, né?

O fundador do museu, que faleceu em 2010, coletou pedras por mais de cinquenta anos. Inicialmente, ele era atraído por rochas raras, mas isso evoluiu a ponto dele querer colecionar rochas mais, digamos, “estranhas”. Figuras religiosas, personagens de filmes e muito mais, são comuns em meio a vasta coleção. Atualmente, a filha do fundador mantém o museu funcionando, e ela pretende mantê-lo exatamente como está. O museu também já foi atração em vários programas de TV japoneses.

o museu japones que reune pedras que se parecem com rostos 2

Rostos pra todos os gostos.

O Chichibu Chinsekikan fica localizado nas proximidades de um rio local abundante em rochas. Yoshiko Hayama, proprietária do museu, realiza buscas rotineiras de rochas com rostos esculpidos por lá. Segundo ela é necessário andar passo a passo, pois se andar muito depressa as pedras podem passar despercebidas. Todas elas recebem nomes ou títulos. Algumas são nomeadas em homenagem à celebridades, enquanto outras possuem nomes que melhor descrevem as expressões que elas ostentam.

o museu japones que reune pedras que se parecem com rostos 3

Yoshiko Hayama é quem gerencia o museu.

Também é interessante pensar no fato de que foi necessário décadas ou até mesmo séculos para a natureza, através das pequenas correntes de água do rio, esculpir minuciosamente todos os detalhes que transformaram essas pedras em verdadeiras obras de arte.

o museu japones que reune pedras que se parecem com rostos 4

Seria o da direita um pirata?

O museu fica aberto durante toda a semana, exceto nas terças-feiras e cobra uma taxa de 400 ienes para visitantes adultos, cerca de 14 reais na conversão atual da moeda. Alunos do ensino médio e crianças pagam meia-entrada.

Muito legal esse museu, né? Deixe o seu comentário! 😀