Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Superman: Conheça sua História e Curiosidades

Aproximadamente 80 anos atrás, Jerry Siegel e Joe Shuster criavam um dos super-heróis mais famosos do mundo, o Superman. Ele também é frequentemente chamado de Homem de Aço, devido aos seus poderes e invulnerabilidade. O símbolo e o nome do Super-Homem se tornaram parte da cultura americana e podem ser vistos em todas as formas de manifestações culturais, incluindo músicas, livros, apelidos, ditos comuns e muito mais. Que tal conhecer um pouco mais da história desse ídolo?

Tudo começa no planeta Krypton, um lugar com uma cultura muito avançada, mas que está condenado a ser iminentemente destruído. Antes que a destruíção completa ocorra, o cientista Jor-El e sua esposa Kara são capazes de colocar seu filho em uma nave para escapar do exermínio. O foguete eventualmente chega à Terra e cai no estado americano do Kansas, onde é encontrado pelos Kents.

Os Kents decidem manter o bebê e criá-lo como se fossem deles mesmos. Quando a criança, à qual deram o nome de Clark, cresce, eles percebem que o garoto possui alguns dons extraordinários, o transformando em algo especial. Com seu amor e orientação, os Kents moldam o código moral de Clark e ensinam-lhe que ele deve usar suas habilidades apenas para ajudar a humanidade. Quando Clark chega à idade adulta, ele se muda para Metrópolis, onde vive uma vida dupla. Em uma vida ele é o gentil Clark Kent, que trabalha como repórter no jornal Planeta Diário. No outro, ele é o Superman, onde usa suas fantásticas habilidades para fazer o bem no mundo.

A origem do Super-Homen foi contada pela primeira vez na Action Comics # 1, edição de estreia da revista em quadrinhos Action Comics. Em apenas uma página, o herói revelou suas origens de forma resumida. Ele mencionou que vinha de um planeta em destruição, que foi encontrado por motoristas que estavam passando no local e que desenvolveu uma força fantástica.

Arte da capa da primeira revista em quadrinhos com o Super-Homem.

Com o passar dos anos, maiores detalhes de sua vida foram sendo expandidos e alterados gradativamente para acompanhar a evolução do público. Mas em meados dos anos 80, a situação ficou um tanto fora do controle. Com o personagem se expandindo para outras mídias além dos quadrinhos, contradições e furos de roteiro se tornaram comuns. A solução na época foi usar o multiverso como um substituto para explicar esses erros de continuidade. Mas esses deslizes não parecem ter afetado a popularidade do herói. Superman é sinônimo de sucesso, e consegue atrair uma legião de fãs cada vez maior.

***

Advertisement. Scroll to continue reading.

Agora chegou a hora de conferir alguns fatos curiosos sobre o herói:

  • Seu nome original no planeta Krypton era Kal-El.
  • Ele poderia ter sido um vilão careca! Isso porque Jerry e Joe já tinham escrito em 1933 uma história sobre um vilão careca com habilidades telepáticas e também de nome “Superman”.
  • O inimigo original do Super-Homem não seria Lex Luthor, mas o primata telepático Ultra-Humanoide.
  • O Homem de Aço obtém sua energia através da luz solar, similar à fotossíntese das plantas. Seu corpo funciona como uma bateria solar e absorve e metaboliza a energia proveniente das estrelas, como o Sol.
  • O primeiro beijo entre Clark e Lois Lane ocorreu na revista Superman #3 em 1940.
  • A kryptonita não estreou nos quadrinhos. Ela foi citada pela primeira vez no programa de rádio do super-herói.
  • A kryptonita rosa tem o poder de alterar a condição sexual dos kryptonianos. Ou seja, o Superman se tornaria homossexual por um determinado tempo sob o efeito dela.
  • Ele foi morto pelo vilão Apocalypse em uma revista de quadrinhos de 1993. Mais tarde, ele foi trazido de volta à vida.
  • A kryptonita não é a única fraqueza do Super-Homem, pois ele já se mostrou vulnerável à magia. Além disso, diferente do sol amarelo que lhe confere energia, um sol vermelho vai lentamente tirar seus poderes.
  • Ele nem sempre foi capaz de voar. Inicialmente, ele só conseguia pular para longas distâncias. A explicação era baseada na diferença entre as gravidades de Krypton e da Terra.
  • A Royal Canadian Mint, instituição que produz as moedas oficiais do Canadá, já lançou moedas comemorativas e em edição limitada do Superman.
  • Sua base secreta é chamada de Fortaleza da Solidão.
  • Jerry Siegel e Joe Shuster venderam os direitos do Super-Homem para a DC comics por meros 130 dólares em 1938.
  • O kryptoniano e o Batman são amigos. Tanto que ele já deu ao “morcegão” um pedaço de kryptonita para ser usado caso ele saísse do controle alguma vez.
  • Apesar de poder voar milhões de vezes mais rápido que a velocidade da luz, o Super-Homem ainda não é mais rápido que o Flash.
  • Ele tem cerca de 1,93 m de altura e pesa 225 quilos.
  • Os nazistas odiavam o super-herói durante a Segunda Guerra Mundial devido à propaganda americana que os quadrinhos propagavam.
  • George Reeves, o homem que interpretou o Superman nos anos 50, afirmou que um garoto queria atirar nele com uma arma para ver se a bala iria atravessar seu peito. Reeves então disse ao garoto que isso seria perigoso, já que a bala ricochetearia nele e acertaria outra pessoa. Até hoje não se sabe quão verdadeira é essa história.
  • Seu nome do meio é Joseph.
  • Foi explicado que a razão pela qual o Super-Homem não usa uma máscara é ganhar a confiança das pessoas, pois é mais fácil confiar em alguém quando você consegue ver o seu rosto.
  • O Superman já foi mordido pelo Drácula. Mas como suas células armazenam muita radiação solar, o Drácula literalmente explodiu.
  • Ele já foi vegetariano.
  • Na edição de 1978, o Superman se juntou ao boxeador Muhammad Ali para lutar contra alienígenas.
  • Muitos acreditam que o “S” no peito de seu uniforme é apenas a letra inicial para “Supeman”. No entanto, foi revelado que aquilo não era um “S”, mas sim, um símbolo kryptoniano para “esperança”.

Gostou de saber tudo isso? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀

Leia Mais

Curiosidades

Todos nós sabemos que a morte é algo completamente inevitável e em algum momento ela chegará para todos nós. Muitas pessoas possuem medo de...

Curiosidades

As mitologias estão espalhadas por  toda parte, em todas as culturas e cada uma tem sua identidade. Atualmente, existem pessoas que acreditam em alguma...

Curiosidades

Inúmeros artistas já passaram pelo nosso mundo, todos eles acabam deixando um legado e são lembrados pela forma com que trabalharam. Atualmente existem incontáveis...

Curiosidades

Sabemos que o corpo humano é uma verdadeira máquina e tudo nele deve estar funcionando perfeitamente para que possamos viver tranquilamente. Sabemos que uma...

Curiosidades

Há quem afirme que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, principalmente por conta das inúmeras regras que ela possui. Mas...

Curiosidades

Muitas pessoas sonham em serem uma grande celebridade um dia, além disso, desejam também serem referências e deixarem um legado por aqui. O mundo...

Especial

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tricurioso. As crianças estão cada vez mais presentes na internet, seja para...

Especial

Todos sabemos que a internet é um local pouco seguro. É certo que já não é o faroeste sem lei, como no início do...