Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Superman: Conheça sua História e Curiosidades

Aproximadamente 80 anos atrás, Jerry Siegel e Joe Shuster criavam um dos super-heróis mais famosos do mundo, o Superman. Ele também é frequentemente chamado de Homem de Aço, devido aos seus poderes e invulnerabilidade. O símbolo e o nome do Super-Homem se tornaram parte da cultura americana e podem ser vistos em todas as formas de manifestações culturais, incluindo músicas, livros, apelidos, ditos comuns e muito mais. Que tal conhecer um pouco mais da história desse ídolo?

Tudo começa no planeta Krypton, um lugar com uma cultura muito avançada, mas que está condenado a ser iminentemente destruído. Antes que a destruíção completa ocorra, o cientista Jor-El e sua esposa Kara são capazes de colocar seu filho em uma nave para escapar do exermínio. O foguete eventualmente chega à Terra e cai no estado americano do Kansas, onde é encontrado pelos Kents.

Os Kents decidem manter o bebê e criá-lo como se fossem deles mesmos. Quando a criança, à qual deram o nome de Clark, cresce, eles percebem que o garoto possui alguns dons extraordinários, o transformando em algo especial. Com seu amor e orientação, os Kents moldam o código moral de Clark e ensinam-lhe que ele deve usar suas habilidades apenas para ajudar a humanidade. Quando Clark chega à idade adulta, ele se muda para Metrópolis, onde vive uma vida dupla. Em uma vida ele é o gentil Clark Kent, que trabalha como repórter no jornal Planeta Diário. No outro, ele é o Superman, onde usa suas fantásticas habilidades para fazer o bem no mundo.

A origem do Super-Homen foi contada pela primeira vez na Action Comics # 1, edição de estreia da revista em quadrinhos Action Comics. Em apenas uma página, o herói revelou suas origens de forma resumida. Ele mencionou que vinha de um planeta em destruição, que foi encontrado por motoristas que estavam passando no local e que desenvolveu uma força fantástica.

Arte da capa da primeira revista em quadrinhos com o Super-Homem.

Com o passar dos anos, maiores detalhes de sua vida foram sendo expandidos e alterados gradativamente para acompanhar a evolução do público. Mas em meados dos anos 80, a situação ficou um tanto fora do controle. Com o personagem se expandindo para outras mídias além dos quadrinhos, contradições e furos de roteiro se tornaram comuns. A solução na época foi usar o multiverso como um substituto para explicar esses erros de continuidade. Mas esses deslizes não parecem ter afetado a popularidade do herói. Superman é sinônimo de sucesso, e consegue atrair uma legião de fãs cada vez maior.

***

Propaganda. Role para continuar lendo.

Agora chegou a hora de conferir alguns fatos curiosos sobre o herói:

  • Seu nome original no planeta Krypton era Kal-El.
  • Ele poderia ter sido um vilão careca! Isso porque Jerry e Joe já tinham escrito em 1933 uma história sobre um vilão careca com habilidades telepáticas e também de nome “Superman”.
  • O inimigo original do Super-Homem não seria Lex Luthor, mas o primata telepático Ultra-Humanoide.
  • O Homem de Aço obtém sua energia através da luz solar, similar à fotossíntese das plantas. Seu corpo funciona como uma bateria solar e absorve e metaboliza a energia proveniente das estrelas, como o Sol.
  • O primeiro beijo entre Clark e Lois Lane ocorreu na revista Superman #3 em 1940.
  • A kryptonita não estreou nos quadrinhos. Ela foi citada pela primeira vez no programa de rádio do super-herói.
  • A kryptonita rosa tem o poder de alterar a condição sexual dos kryptonianos. Ou seja, o Superman se tornaria homossexual por um determinado tempo sob o efeito dela.
  • Ele foi morto pelo vilão Apocalypse em uma revista de quadrinhos de 1993. Mais tarde, ele foi trazido de volta à vida.
  • A kryptonita não é a única fraqueza do Super-Homem, pois ele já se mostrou vulnerável à magia. Além disso, diferente do sol amarelo que lhe confere energia, um sol vermelho vai lentamente tirar seus poderes.
  • Ele nem sempre foi capaz de voar. Inicialmente, ele só conseguia pular para longas distâncias. A explicação era baseada na diferença entre as gravidades de Krypton e da Terra.
  • A Royal Canadian Mint, instituição que produz as moedas oficiais do Canadá, já lançou moedas comemorativas e em edição limitada do Superman.
  • Sua base secreta é chamada de Fortaleza da Solidão.
  • Jerry Siegel e Joe Shuster venderam os direitos do Super-Homem para a DC comics por meros 130 dólares em 1938.
  • O kryptoniano e o Batman são amigos. Tanto que ele já deu ao “morcegão” um pedaço de kryptonita para ser usado caso ele saísse do controle alguma vez.
  • Apesar de poder voar milhões de vezes mais rápido que a velocidade da luz, o Super-Homem ainda não é mais rápido que o Flash.
  • Ele tem cerca de 1,93 m de altura e pesa 225 quilos.
  • Os nazistas odiavam o super-herói durante a Segunda Guerra Mundial devido à propaganda americana que os quadrinhos propagavam.
  • George Reeves, o homem que interpretou o Superman nos anos 50, afirmou que um garoto queria atirar nele com uma arma para ver se a bala iria atravessar seu peito. Reeves então disse ao garoto que isso seria perigoso, já que a bala ricochetearia nele e acertaria outra pessoa. Até hoje não se sabe quão verdadeira é essa história.
  • Seu nome do meio é Joseph.
  • Foi explicado que a razão pela qual o Super-Homem não usa uma máscara é ganhar a confiança das pessoas, pois é mais fácil confiar em alguém quando você consegue ver o seu rosto.
  • O Superman já foi mordido pelo Drácula. Mas como suas células armazenam muita radiação solar, o Drácula literalmente explodiu.
  • Ele já foi vegetariano.
  • Na edição de 1978, o Superman se juntou ao boxeador Muhammad Ali para lutar contra alienígenas.
  • Muitos acreditam que o “S” no peito de seu uniforme é apenas a letra inicial para “Supeman”. No entanto, foi revelado que aquilo não era um “S”, mas sim, um símbolo kryptoniano para “esperança”.

Gostou de saber tudo isso? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀

Leia Mais

Curiosidades

A população mundial atualmente está em torno de 7,7 bilhões de pessoas que estão distribuídas nos diversos países. O número é bastante grande, porém...

Curiosidades

O mundo dos negócios vive constantemente movimentado e necessita sempre de muita inovação, afinal de contas, é extremamente importante prender a atenção dos mais...

Curiosidades

Existem diversos tipos e espécies de animais espalhados pelo mundo, não dá para saber ao certo quantos deles habitam por aqui, inclusive existem espécies...

Bizarro

As bizarrices estão espalhadas pelo mundo inteiro e não é de hoje. Como bem sabemos, essas bizarrices podem ser encontradas nos mais variados setores,...

Curiosidades

Desde a época da escola estamos acostumados a ouvir bastante sobre os mais variados países que existem pelo mundo. Sabemos que cada um dos...

Bizarro

Todo mundo já foi em algum restaurante na vida, inclusive há quem tenha o seu preferido, afinal de contas, cada um oferece pratos e...

Curiosidades

É comum vermos muitos comerciais sobre as cápsulas do Ômega 3 e elas são provavelmente uma das que mais tem propaganda atualmente. Apesar de...

Curiosidades

Cada país tem sua identidade e cultura própria, alguns chamam bastante atenção pela sua forma de ser. Segundo a ONU, existem cerca de 193...