Quem nunca viu sua família cozinhando um delicioso feijão em uma panela de pressão? Sim, aquela panela estranha que apita e fica girando, parece temperamental e assustadora… Mas afinal, para que serve a panela de pressão?

A panela de pressão serve para cozinhar diversos tipos de alimento de forma mais rápida que o modo tradicional. Panelas abertas e tradicionais demoram muito mais do que uma panela de pressão para cozinhar feijão, lentilha, legumes, carne e outros. Ou seja, em resumo, as panelas de pressão servem para que o cozimento seja mais dinâmico. Isso acontece porque a pressão dentro da panela é maior do que a pressão atmosférica, o que aumenta o ponto de ebulição do líquido. A água, por exemplo, ferve muito mais rapidamente dentro da panela do que fora já que seu ponto de ebulição é atingido em uma temperatura mais alta.

Como ela ajuda a cozinhar mais rápido, a panela de pressão é definitivamente um dos utensílios de cozinha mais importantes de uma cozinha, porém é preciso ter muito cuidado ao utiliza-la. Aqui vão algumas dicas de segurança importantes: Sempre verifique se a trava de segurança e a válvula de segurança estão funcionando bem; Veja se a borracha de vedação está em bom estado; Utilize sempre válvula com pino, é ele quem evita explosões mantendo a pressão interna constante.

Panela de Pressão TriCurioso 1

Quando o pino gira e a fumaça começa a sair, significa que o excesso de vapor está sendo liberado, se isso não acontecer após um tempo, pare imediatamente o cozimento; É preciso sempre colocar água dentro da panela de pressão, sem ela a panela não funciona; Quando o pino girar, baixe o fogo; Assim que finalizar o tempo de cozimento indicado, deixe a panela esfriar e retire toda a pressão dela antes de mexer na tampa; Quando o pino para de fazer barulho é sinal de que toda a pressão se foi.

Agora você já sabe, assim que for começar a fazer sua cozinha, o primeiro item a comprar é a panela de pressão. Gostou? Comente!