No reino dos animais encontramos vários recordistas, pelas suas peculiaridades e habilidades: Força, resistência, velocidade, precisão, destreza, dentre outros. Hoje falaremos sobre o animal mais rápido dentre todos na Terra, você sabe qual é?

Será o Papa-léguas? Ou Ligeirinho?

qual-e-o-animal-mais-rapido-em-todo-o-mundo-tricurioso-ligeirinho-speedy-gonzales

Na verdade, falar sobre o animal mais rápido é relativo ao ambiente que se tem como referência. Em terra, temos o guepardo; no ar, o falcão-peregrino, e, por fim, em água, o peixe-agulhão (popularmente chamado de peixe-espada). Vejamos algumas de suas características.

Falcão-Peregrino (Falco peregrinus)

qual-e-o-animal-mais-rapido-em-todo-o-mundo-tricurioso-falcão-peregrino

Considerando números, esta ave de rapina é, em disparada, o animal mais rápido do mundo: Sua velocidade chega a 320km/h, isso mesmo, 320 mil metros por hora, meus caríssimos e caríssimas. Só para te dar uma ideia, um carro de corrida da Fórmula 1 tem velocidade máxima de 370km/h. Um excelente voador, tem um corpo compacto (é uma ave de médio porte), cabeça arredondada e um pescoço curto, com olhos negros, e visão bem apurada. Medem entre 40 e 50cm, e pode pesar de 600g (macho) a 900g (fêmea). O falcão peregrino pode ser encontrado em todos os continentes da Terra, exceto em regiões muito frias, e vivem em diversos tipos de habitats, dando preferência a lugares altos que os beneficia quando saem para caçar. Imagine se você pudesse atingir uma velocidade dessas! A frase “Imagina se pega no olho!” da vovó nunca faria tanto sentido…

Guepardo (Acinonyx jubatus)

qual-e-o-animal-mais-rapido-em-todo-o-mundo-tricurioso-guepardo

Este aqui, apesar de fofinho, é muito feroz, e o pior: É o recordista de velocidade em terra. Um conselho? Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come. O guepardo é um felino capaz de atingir até 115km/h em míseros (e se for em sua direção, lamentáveis) 3 segundos! O animal mais rápido em terra possui um corpo alongado e bem flexível, o que auxilia muito na caça, com muita velocidade, impulso e precisão. O que o guepardo tem de “apelão” é que ele não precisa se esforçar muito para atacar suas presas, deixando o lance de fazer emboscadas. O negócio do guepardo é ver a presa tropeçar no desespero mesmo. Suas unhas não são retráteis (como as dos nossos gatinhos), o que ajuda ainda mais a pegar impulso na corrida, como cravos em sapatilhas de corredores, o que evita que escorreguem. As listras pretas que possuem embaixo dos olhos serve para que a luz do sol não ofusque muito a visão (igual as listras que esportistas costumam pintar em seus rostos, abaixo dos olhos, para jogos diurnos, com muito sol). Vivem em partes da África, e alguns exemplares, no Irã.

qual-e-o-animal-mais-rapido-em-todo-o-mundo-tricurioso-guepardo02

Peixe-agulhão vela (Istiophorus platypterus)

qual-e-o-animal-mais-rapido-em-todo-o-mundo-tricurioso-peixe-agulha-vela

O campeão do fundo das águas vive em oceanos quentes tropicais e atinge até 110km/h. Seu focinho pontiagudo e prolongado é ideal para ajudá-lo a nadar mais rápido, cortando as águas, tanto para caçar (usando, por vezes, a própria ponta do focinho para espetar peixes menores), como para fugir de predadores, como tubarões. Sua nadadeira, que lembra uma vela, o auxilia a fazer curvas dentro dos mares.

Curtiu? Não deixe de escrever seu comentário… 🙂