Bom, hoje (01) estou completando 17 anos e como todo aniversariante, acabei recebendo de meus amigos aquela famosa musica “Parabéns pra vocês, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida…” teve até a parte do “com quem será?”, mas essa a gente deixa de lado (risos). Após comemorar com essa música eu decidi pesquisar quem a compôs, além do mais, todo mundo conhece e canta ela, porém ninguém sabe quem criou a letra dessa música que nos deixa todo vermelho na frente da sala inteira, não é mesmo? Bom, se você tem essa dúvida também, acomode-se, hoje iremos descobrir juntos. Espero que gostem!

As irmãs Mildred e Patricia Smith Hill foram as responsáveis por compor a melodia da música e foi em 1875 que essas duas decidiram criar uma canção para que as crianças cantasse ao entrar na escola, com isso nascia o “Good Morning to All” (Bom dia a todos, traduzindo para o português), que inclusive tinha uma letra bem diferente da versão atual. Essa versão foi registrada por ambas em 1893, porém o americano Robert Coleman pegou a melodia e a primeira frase da música (Good Morning to All) sem autorização e colocou em seu livro. Vale lembrar que no segundo verso da música, Coleman acabou fazendo algumas modificações, adicionando o “Happy Birthday To You” (Parabéns pra você, traduzido para o português).

quem compos a musica de aniversario

Essa nova versão da música até ganhou uma certa popularidade, porém, em 1933 Jéssica Hill, irmã das compositoras, acabou entrando na justiça pedindo direitos autorais da música. E adivinha? Jéssica acabou ganhando na justiça e acredite se quiser, toda vez que a música é tocada no rádio, TV ou cinema é preciso pagar royalties, um valor que é pago ao compositor ou detentor dos direitos autorais para que a música possa ser propagada. Segundo informações, a atual detentora da música acaba recebendo cerca de 2 milhões de dólares por ano só com esses royalties.

Em janeiro de 1942, a rádio Tupi do Rio de Janeiro decidiu organizar um concurso para escolher uma letra que combinasse com a melodia do “Happy Birthday to you”. A grande vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até o ano de sua morte (1999), fazia questão de que as pessoas cantassem a letra exatamente como ela escreveu. Interessante, não?

quem compos a musica de aniversario 1

O que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀