Aprender a tocar um instrumento musical pode ser uma experiência divertida e gratificante, não é mesmo? Embora ninguém seja capaz de se tornar um mestre da música da noite para o dia, existem vários instrumentos nos quais você pode aprender a tocar várias canções em apenas algumas semanas de prática.

Além disso, graças à internet, existem milhares de tutoriais em vídeo prontamente acessíveis para ajudá-lo a aprimorar suas técnicas. De instrumentos conhecidos como a gaita, a objetos menos comuns como a tabla, aqui estão cinco instrumentos musicais que você pode aprender rapidamente.

1. Flauta doce

instrumentos musicais que voce pode aprender rapidamente 1

Antes de você rir da ideia de tocar esse instrumento que provavelmente sua mãe já te deu de presente quando você era criança, pense novamente. Graças ao seu design, este instrumento de sopro é muito mais fácil de ser tocado do que uma flauta transversal ou um clarinete (eu particularmente sei tocar flauta transversal e posso te garantir que o negócio é bem mais complexo). Um flauta doce comum possui geralmente um bocal e sete orifícios para os dedos, além de um orifício na parte traseira para o polegar. Apesar de ser largamente vendida em lojas de 1,99, a versão profissional desse instrumento ultrapassa facilmente a barreira dos cem reais, e a Yamaha é apontada como uma das marcas mais conceituadas. É fácil encontrar na internet várias músicas para praticar as posições dos dedos e outras técnicas.

2. Gaita

instrumentos musicais que voce pode aprender rapidamente 2

As gaitas são pequenas o suficiente para caber no seu bolso, mas poderosas o bastante para criar melodias incríveis. Use os lábios e a língua para soprar ar nos orifícios da gaita e tente ajustar a posição da boca para mudar o tom. Pesquise técnicas de aprendizagem do instrumento para descobrir o momento certo de exalar ou inalar ar, além da posição correta de colocar os lábios.

3. Tabla

instrumentos musicais que voce pode aprender rapidamente 3

Pense na tabla como a versão indiana dos bongôs. O instrumento consiste em dois pequenos tambores (um é ligeiramente maior que o outro) que você bate com os dedos e as palmas das mãos. Equilibre cada cilindro em um anel envolto com tecido no chão e use suas mãos para acertar várias partes da pele do tambor, desde o aro até o centro. Memorize as áreas que correspondem aos diferentes sons, e logo logo você será um ótimo tocador de tabla.

4. Ukulele

instrumentos musicais que voce pode aprender rapidamente 4

Talvez você não tenha dinheiro suficiente para fazer uma viagem ao Havaí, mas aprender a tocar o ukulele poderá ajudá-lo a se sentir como se estivesse na ilha, não importa onde você esteja. Apesar de ser um instrumento complexo para alcançar a proficiência, você poderá aprender a tocar suas primeiras músicas em questão de dias. Primeiro, escolha um tipo de ukulele: os sopranos são pequenos, enquanto os concerts, tenores e barítonos são os maiores respectivamente. Use um aplicativo de smartphone para afinar as cordas no ajuste padrão do ukulele (G, C, E, A). A maioria dos acordes são bastante simples. O acorde C é o mais fácil de se aprender, pois exige que você coloque apenas um dedo em uma corda. Eu tenho um ukulele concert há cerca de um ano, e posso te assegurar que a compra valeu muito a pena!

5. Glockenspiel

instrumentos musicais que voce pode aprender rapidamente 5

Versão menor de um xilofone, o glockenspiel consiste em placas de metal nas quais você golpeia com uma baqueta. Você pode ouvir as notas vibrantes e agudas do glockenspiel em vários gêneros musicais, do rock à música clássica. Uma vez que você já aprendeu a tocar escalas, experimente tocar acordes segurando quatro baquetas (duas em cada mão) ao bater nas placas. Seu nome em alemão, significa “jogo de sinos”.

Você sabe tocar algum instrumento? Compartilhe com a gente nos comentários! 😀