Vários usuários da Internet utilizam o Gmail como um repositório de referência para suas vidas digitais. Porém, se sua conta for invadida ou ficar inacessível por qualquer outro motivo, você poderá perder permanentemente todos esses dados. Mas fique tranquilo! Você pode evitar esse tipo de catástrofe ao fazer o backup de seus dados do Gmail de várias maneiras.

Vamos começar com a ferramenta de backup nativa do Google para exportar e baixar seus dados no seu computador. Primeiramente, ele compactará todas as suas mensagens em um arquivo zip para facilitar o download. É simples de fazer, basta seguir alguns passos.

  1. Faça login na sua conta do Gmail em myaccount.google.com;
  2. Na seção de “informações pessoais e privacidade”, clique em “controlar seu conteúdo”;
  3. Em seguida, na seção com título “fazer o download dos seus dados de conteúdo”, localize a opção “criar arquivo” e clique nela.
  4. Isso abrirá uma nova página que apresenta dezenas de ferramentas do Google com dados que você pode baixar. Voce pode selecionar todas se precisar. Mas caso deseje salvar apenas os dados do Gmail, clique em “não selecionar nenhum” na parte superior da coluna e marque apenas a opção “Mail”. A lista é ordenada por ordem alfabética, o que facilita bastante.
  5. Desça a página e clique em “próxima”, logo no fim. Após isso abrirá uma nova página e basta você escolher a opção “criar arquivo”.
  6. Pronto! Você receberá o link para download em seu e-mail e já poderá baixar o arquivo.

Outra maneira de fazer o backup das mensagens recebidas do Gmail é encaminhar todas as novas mensagens para uma conta de e-mail diferente que você criou em outro site que não seja do Google. É uma opção interessante, pois caso o Google sofra um colapso em toda a empresa, você não perderá tudo. Para fazer isso, basta configurar um filtro nas configurações do Gmail e pronto. Apenas lembre-se de que esse método só fará o backup dos e-mails recebidos após a data de configuração.

como fazer o backup do gmail 1

Por último, você também tem a disposição programas de terceiros que oferecem uma gama de ferramentas poderosas e personalizáveis ​​para backups do Gmail, como o Gmvault, que é gratuito. Você também pode tentar serviços com assinatura, como o UpSafe ou Backupify.

Seja lá qual for a opção escolhida, transforme os backups de seu email como parte de sua rotina. Desse modo, você não corre o risco de perder dados importantes de sua vida on-line no submundo da Internet.

Curtiu? Deixe o seu comentário!