Um dos maiores traumas da minha infância foi com certeza a hora do dente de leite cair, além do mais a maioria deles, quando estavam moles a ponto de cair, foram arrancados naquele esquema “maravilhoso” de amarrar uma cordinha e puxar… Sério, quem teve essa ideia? Pensando nisso esses dias, uma pergunta veio a minha cabeça: Afinal, por que temos dente de leite quando somos crianças? Por que já não nascem os definitivos de uma vez? Bom, é isso que iremos descobrir hoje, aqui, no TriCurioso. Espero que gostem!

Antes de explicar, acho importante dizer o porquê do dente de leite ter esse nome. Eles acabam recebendo esse nome pelo simples fato de serem bem mais brancos e por sua coloração lembrar o leite. Curioso, não?

por que temos dente de leite quando crianças

Os 20 dentes de leite começam a nascer por volta do 5º a 7º mês de vida e é de suma importância para a alimentação das crianças (É nessa época que os bebês começam a comer alimentos mais sólidos), além do mais, são eles que ajudam a triturar o alimento. Ah, mas os dentes definitivos não poderiam fazer isso? Claro que poderiam, porém temos no total 32 dentes definitivos o que faria as crianças terem uma boca enorme, afinal, quando nascemos nossa boca é minúscula comparada com os dias atuais, caso você já seja um adolescente/adulto.

Os primeiros dentes também guiam, ou seja, abrem o espaço para o nascimento dos dentes definitivos. Aí vai uma curiosidade bem interessante: A dentição temporária não é exclusiva do ser humano, já que muitos mamíferos também tem seus dentinhos antes de terem os definitivos. Isso explica o fato dos cachorros quando pequenos adorarem morder tudo que veem pela frente (Se deixar, comem até a parede).

por que temos dente de leite quando crianças 2

Caso você não saiba, os dentes permanentes começam a ser desenvolvidos ainda na gestação e vão se desenvolvendo por baixo dos temporários. Quando estão totalmente prontos, eles empurram o dente de leite para que assim possa assumir o lugar. O que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar para os amigos 😀