A copa do Mundo pode até já ter passado, porém o amor pelo futebol jamais termina no Brasil. Pensando no esporte e em toda a paixão que ele envolve, fiquei curiosa sobre quem teria o inventado. Afinal, o cara pode ser considerado um gênio! Hehe. Pois bem, chega de enrolação e vamos conhecer a história deste esporte tão querido.

O futebol nasceu na Inglaterra em 1863 quando foi formada a Associação do Futebol na Inglaterra, sendo esta a primeira entidade relacionada ao esporte. Esta surgiu em função a união da associação de rugby com a associação de futebol americano. O interessante é perceber que todos esses esportes possuem sua origem em comum sendo relacionada as civilizações muito antigas. Vale lembrar que o futebol como o conhecemos hoje começou a ser praticado cerca de 100 anos atrás.

quem inventou futebol tricurioso 1

Falando um pouco dessas antiquíssimas origens, o primeiro registro que se tem do futebol data de 200 a 300 a. C. através de um manual Chinês de um exército militar. Lá o esporte era chamado de Tsu’ Chu e consistia em uma jogabilidade bem simples, o jogador deveria chutar uma bola de couro com o interior repleto de penas através de uma abertura que possua entre 30 e 40 centímetros de largura. Só era permitido utilizar os pés, peito, costas ou ombros pra realizar tal façanha, deixando as mãos e braços de lado. Também existem mais registros no Japão, Grécia e Roma cerca de 500 a 600 anos depois deste primeiro.

Ao contrário do que eu pensava, não existe um inventor do futebol a quem aplaudir já que o esporte é resultado de uma série de eventos históricos que envolvem jogadores, bolas de couro e o conceito de não utilizar as mãos. Mesmo assim, é incrível perceber como uma construção histórica hoje mobiliza gerações e une milhares de pessoas em prol de um mesmo objetivo, uma mesma torcida. Gostou de conhecer essas informações? Comente!