Curiosidades

Água sanitária muda a cor da urina?

Navegando pela Internet, achei uma informação que realmente não sabia e que despertou minha atenção. Você sabia que a água sanitária muda a cor da urina? Sabe por que isso acontece? Fique tranquilo, eu conto para você.

Se você fizer xixi e jogar água sanitária – também conhecida como cloro – emcima, verá que o líquido mudará para a cor vermelha ou laranja. Isso é realmente sinistro e acontece por uma razão simples: química pura. Ali acontece uma reação química causada entre a ureia – que está presente na urina – e o hipoclorito de sódio. Além de mudar de cor, você também poderá ver que seu xixi ficará efervecente e formará uma espuma curiosa. Para ser mais detalhista, entenda exatamente o que acontece dento do seu vaso sanitário.

Quando a água sanitária é colocada diretamente na urina, ela faz com que o xixi se decomponha, assim se tornando amônia e dióxido de carbono que podem gerar gás cloro e gás nitrogênio. Vale alertar aqui que ambos estes gases são bastante prejudiciais à saúde, então não fique brincando de mudar a cor do xixi em casa. Para ter ideia o tricloreto de nitrogênio puro – que pode ser produzido nesta reação – é bastante reativo e explosivo, inclusive é ele o escolhido para o gás lacrimogênio utilizado pela polícia.

E acredite ou não, a informação sobre a mudança da cor da urina estava sob seus narizes a vida inteira e você nem percebeu. Isso porque nos rótulos das águas sanitárias é possível ler que a mesma é incompatível com ureia. A questão é que não é feita a relação entre a ureia e a urina, logo muitas pessoas não a percebem e, por consequência, não sabem que todas essas reações podem ocorrer.

Água sanitária pode ser usada como teste de gravidez?

Não, este sim é um mito – e dos grandes. A reação química que ocorre entre a ureia e a água sanitária não tem qualquer relação com o fato de você estar ou não grávida. Ou seja, a eferverscência se deve apenas a reação química acima mencionada, caso deseje saber se está grávida você pode simplesmente comprar um teste de farmácia ou fazer um exame de sangue.

 

Bizarra essa informação, não acha? Comente!

Você também pode gostar de