Navegando pela Internet, achei uma informação que realmente não sabia e que despertou minha atenção. Você sabia que a água sanitária muda a cor da urina? Sabe por que isso acontece? Fique tranquilo, eu conto para você.

Se você fizer xixi e jogar água sanitária – também conhecida como cloro – emcima, verá que o líquido mudará para a cor vermelha ou laranja. Isso é realmente sinistro e acontece por uma razão simples: química pura. Ali acontece uma reação química causada entre a ureia – que está presente na urina – e o hipoclorito de sódio. Além de mudar de cor, você também poderá ver que seu xixi ficará efervecente e formará uma espuma curiosa. Para ser mais detalhista, entenda exatamente o que acontece dento do seu vaso sanitário.

Quando a água sanitária é colocada diretamente na urina, ela faz com que o xixi se decomponha, assim se tornando amônia e dióxido de carbono que podem gerar gás cloro e gás nitrogênio. Vale alertar aqui que ambos estes gases são bastante prejudiciais à saúde, então não fique brincando de mudar a cor do xixi em casa. Para ter ideia o tricloreto de nitrogênio puro – que pode ser produzido nesta reação – é bastante reativo e explosivo, inclusive é ele o escolhido para o gás lacrimogênio utilizado pela polícia.

agua sanitaria muda cor urina tricurioso

E acredite ou não, a informação sobre a mudança da cor da urina estava sob seus narizes a vida inteira e você nem percebeu. Isso porque nos rótulos das águas sanitárias é possível ler que a mesma é incompatível com ureia. A questão é que não é feita a relação entre a ureia e a urina, logo muitas pessoas não a percebem e, por consequência, não sabem que todas essas reações podem ocorrer.

Água sanitária pode ser usada como teste de gravidez?

Não, este sim é um mito – e dos grandes. A reação química que ocorre entre a ureia e a água sanitária não tem qualquer relação com o fato de você estar ou não grávida. Ou seja, a eferverscência se deve apenas a reação química acima mencionada, caso deseje saber se está grávida você pode simplesmente comprar um teste de farmácia ou fazer um exame de sangue.

 

Bizarra essa informação, não acha? Comente!