Todos já ouvimos falar da lendária Blockbuster, aquela que revolucionou a forma de consumir conteúdo audiovisual em seu tempo, porém que acabou sendo destruída pela modernidade que, infelizmente, não conseguiu acompanhar. Intrigada com essa acensão e declínio, hoje decidi pesquisar e contar para vocês qual é a história da Blockbuster Entertainment Company, espero que gostem!

Chamada de Blockbuster Video, a empresa nasceu em Dallas, no Texas, em 19 de outubro de 1995. Foi fundada por David P. Cook que, na época, tinha 29 anos. Ele conseguiu deslanchar seu negócio que em dois anos não era apenas uma loja, mas sim dezenove! Ela operava com o conceito de big store onde haviam grandes lojas, promoções bombásticas, grande quantia de lançamentos, ótimo atendimento, gigantesco acervo de títulos e diversos produtos complementares à venda.

historia blockbuster tricurioso 2

Falando em Blockbuster, que tal testar seus conhecimentos sobre sua concorrente, a Netflix? Corra e participe do nosso novo desafio!

Na Blockbuster as famílias encontravam um ambiente acolhedor e inovador que atraia os olhares de quem passava. Foi assim que em mais dois anos, a rede já tinha 200 lojas espalhadas pelos Estados Unidos quando foi vendida para o milionário Wayne Hizenga cuja fortuna provinha do ramo de limpeza urbana. Neste momento a expansão internacional começou, tornando a Blockbuster uma gigante do segmento de locação de vídeos. Seu escritório foi mudado de Dallas para Fort Lauderdale na Flórida, e ainda naquele ano foram abertas mais 100 lojas.

Após entrar no mercado de Londres, iniciar suas operações no Canadá e lançar um inteligente sistema de franquias, a empresa se tornou ainda mais gigante e atraiu a atenção da Viacom, um dos maiores grupos de entretenimento do mundo que hoje, inclusive, é parceiro do TriCurioso através da MTV. Enfim, toda está atenção levou ao negócio bilionário de compra que ocorreu em 1994 quando a Viacom desembolso US$8,4 bilhões, neste ano a empresa já tinha 4.500 lojas funcionando pelo mundo. Foi então que, em 1996, a empresa mudou seu nome para Blockbuster Inc., já as lojas de varejo perderam a palavra Video e também eram chamadas apenas de Blockbuster. Com o início da popularização do DVD, uma parceria com a Sony foi firmada onde promoções eram divulgadas e uma nova era se iniciava.

historia blockbuster tricurioso 4

Então, em 1997 a sede da empresa voltou para Dallas, já em 1999 a Blockbuster foi eleita a 13ª marca mais reconhecida nos Estados Unidos ao participar de uma lista com duas mil opções de empresas, mas isso não foi o suficiente. Começaram a surgir os primeiros sistemas de distribuição de filmes através de cabo, telefonia e satélite, assim forçando a organização a repensar seu futuro já que as locações começaram a ter resultados cada vez menores. Quando o aluguel online de DVDs se iniciou, todo o conceito da Blockbuster de tornar o momento de locar o filme algo prazeroso e agradável começou a cair por terras. Este foi o principal motivo da Blockbuster ter perdido tanto tempo relutando em mudar seu modelo de negócios. Além disso, o atraso na devolução de DVDs compunha 15% do faturamento da empresa.

Conforme os anos iam passado, a situação só piorava e nossa querida Netflix teve um grande papel nisso já que trabalhava com um moderno sistema de catálogo e entrega de filmes diretamente em casa. Foi então que o desespero tomou conta e, tardiamente, a empresa começou a se reinventar ao criar canais de entrega como quiosques, correio e internet, isso além de trazer sistemas para que as pessoas pudessem assistir diretamente no celular, televisões e computadores conectados a internet. Para reduzir custos, inúmeras lojas foram fechadas e alguns mercados foram abandonados, princialmente na Europa. Porém, nada disso foi o suficiente para revitalizar a Blockbuster que em setembro de 2010 pediu concordata.

historia blockbuster tricurioso 3

Mesmo fechando uma gigantesca quantia de lojas, não foi possível renegociar suas dívidas e a falência foi decretada. Assim, a Dish Network – empresa provedora de televisão por satélite – comprou a empresa por apenas US$228 milhões e implantou um sistema de aluguel de filmes e programas de televisão chamado de Blockbuster Movie Pass onde você pode tanto assistir pela internet quanto pedir que a produção seja entregue pelos correios.

Por que a Blockbuster tem este nome?

Se formos traduzir o nome de forma literal, Blockbuster significa ‘arrasa quarteirão’, sua origem vem da Segunda Guerra Mundial quando as primeiras bombas cuja capacidade de destruição (bust) realmente acabava com um quarteirão (block) inteiro. Foi então que Hollywood em seus tempos de glória arrastava multidões para assistir aos filmes que eram apelidados de Blockbusters. Logo, a palavra tornou-se sinônimo de sucesso no mundo cinematográfico e a videolocadora aproveitou a deixa para construir seu império.

Gostou de conhecer esta história? Comente!