Sempre que eu almoçava e dizia: ‘Manhe, to indo para o banho’ ela prontamente respondia: ‘Tá maluca? Vai passar mal!’ A verdade é que eu nunca entendi porque ela realmente acredita que tomar banho após comer é perigoso. Será que isso é verdade e eu tenho corrido risco de vida? Vamos descobrir!

Bom, como era de se imaginar, as pessoas exageram um pouco quando o assunto é comer e tomar banho, porém esta crença tem fundamento sim (medo). Como já sabemos, comer bastante e entrar na piscina ou no mar pode causar enjoo ou até mesmo distensão abdominal. No banho acontece algo semelhante. Caso você tenha comido excessivamente, a digestão ira exigir bastante esforço do seu organismo e isso aumenta os batimentos cardíacos e também o fluxo de sangue. Quanto mais comida ingerida, mais sangue é necessário na digestão.

comer tomar banho perigoso tricurioso 1

Aqui mora o perigo. Quando realizamos outras tarefas, tais como tomar banho, nosso corpo acaba tendo dificuldade na hora de reaizar o processo digestvo, isso faz com que a comida fique por mais tempo no estômago, assim gerando mal-estar. Outro fator de risco é se você tomar um banho muito frio ou muito quente nestas situações, isso porque o organismo aumenta o fluxo sanguíneo para concerar a temperatura interna do corpo. Se você já estiver fazendo uma digestão difícil, é possível que não tenha sangue disponível o suficiente para controlar esta temperatura, assim o coração pode perder a capacidade de bombear sangue na velocidade correta.

Isso pode gerar um caso raro de choque hipovolêmico e causar até mesmo a morte, porém o mais comum é fazer a pessoa sentir vontade de vomitar. Ou seja, o ideal para não passar mal é comer refeições leves – isso tanto para poder tomar banho quanto para sua própria saúde – e tomar banho com água morna ou temperatura ambiente. Assim você protegerá seu corpo de possíveis problemas.

Parece que sua mamãe estava certa, hein?! Comente!