Mais uma pra quem percebeu que está ficando velho, que ninguém mais se interessa por suas fitas k7 ou seus discos de vinil, que testemunhou o nascimento de uma das maiores bandas do mundo, o “É o Tchan!“, que já brincou muito com iô-iô, rodou muito pião de madeira… enfim, coisas que as gerações atuais torcem o nariz só de pensar no trabalho que dá tirar a poeira de tudo isso, hehe. Hoje trazemos os jingles que mais se destacaram no passado. E o que são jingles? São músicas usadas em peças publicitárias para marcas ou pessoas (políticos também costumam encomendar jingles).  Para os TriCuriosos mais novos, mostraremos algumas peças musicais de dias mais recentes também, sem problemas. Saca só!

Chambinho

Fabricado até hoje, Chambinho marcou não somente por seu sabor inconfundível de infância, mas também por ter um dos jingles mais emblemáticos na história da propaganda brasileira. Seus arranjos foram adaptados por Luiz Orquestra e José Mário, parodiando “Chopsticks”, além de adicionar letras.

McDonald’s

A rede de fast food mais bem sucedida neste mundão também teve uma música bem expressiva para sua marca. Composta por Charles Rosenberg, o jingle teve, em 2008, uma campanha colaborativa na qual a frase principal da música “[…] dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial…” era preservada, mas o resto de suas letras ficavam a encargo dos fãs do McDonalds, além de um desafio: se alguém conseguisse cantar o trecho famoso do jingle em menos de 3 segundos levava o lanche na faixa.

Parmalat

“Porque somos mamíferos” foi a sacada da Parmalat em 96. Fantasiando a molecada como animais mamíferos, foi um sucesso estrondoso. Inclusive, lembro que saíram versões dos personagens em pelúcia (e quase todos tinham pelo menos um… menos eu) desta campanha, intitulada “Mamíferos”, idealizada por Nizan Guanaes.

Dolly

Dolly é uma mistura fantástica de memes e sabor, o Brasil engarrafado, praticamente. Além do mais, tem o Dollynho, seu mascote amiguinho, que se tornou uma grande figura no folclore de memes brasileiros.

Faber Castell

Composição de Vinicius de Moraes junto a Toquinho, “Aquarela” é um dos jingles mais bonitos em minha opinião e me lembra as séries da TV Cultura que passavam nos anos 90: Castelo Rá-tim-bum, Pequeno Urso, Babar… mágico, nostálgico. Ah, e claro, também me lembrava da competição que o pessoal nos períodos  de volta às aulas quando a garotada com pais mais endinheirados competia pra ver quem tinha a caixa de lápis de cor com mais unidades

Poupança Bamerindus

Bom, a falência da Poupança Bamerindus nos anos 90 (na verdade, parte do banco foi incorporado ao HSBC) não atingiu seu jingle, do qual me lembro desde os tempos em que eu brincava na terra, “estimulando os anticorpos”, como diria minha vovó. A música ficou tão famosa que o trio já cantou em diversos ritmos, sempre de forma divertida.

Oral-B Complete

Vamos falar dos mais recentes agora. Com a participação de Rodrigo Faro, a Oral-B deixou o ator, literalmente, de ponta cabeça neste comercial. A propaganda nomeada “Compare, Comprove, Complete” teve milhões de visualizações no Youtube, e foi escrita no estilo “A velha a fiar”.

https://youtu.be/Z9K1Pz7cI5c

E aí, curtiu? Compartilhe, e não deixe de comentar 🙂