Esses dias a minha mãe estava falando sobre delineador de cílios, que na verdade parece mais uma tesoura com formato de olho do que outra coisa. Bom, por causa dessa conversa, acabei me perguntando para que servem, será que eles tem uma função? Ou será que eles só estão ali para ficar bonitinho? É isso que iremos descobrir hoje, aqui, no TriCurioso. Espero que gostem!

Bom, parece que não sou só eu que tenho essa dúvida. Um grupo de pesquisadores decidiram fazem um experimento utilizando cílios postiços feitos com pelos verdadeiros, cílios falsos feitos com material sintético e uma membrana de papel. O experimento foi feito da seguinte forma: Os cílios e a membrana de papel foram colocados em volta de um pequeno recipiente com água, para que pudesse simular a umidade do olho. Depois de preparar tudo eles dispararam jatos de ar nos objetos.

para que servem os cílios

Com o resultado, os pesquisadores puderam reparar que a quantidade de água evaporada do recipiente protegido por cílios normais foi 50% menor do que a do recipiente protegido com os artificiais. E não para por aí, ainda com dúvidas, eles decidiram refazer o experimento só que dessa vez junto com o ar que era disparado foi adicionado poeira. Digamos que o resultado foi impressionante, além do mais eles descobriram que os cílios naturais foram capazes de reter 50% das partículas de sujeira que cairiam nos olhos. Legal, né?

Eles também descobriram que quanto mais longos os cílios, maior é a proteção, isso porque eles servem como um alerta. Como assim um alerta? Bom, segundo eles, quando algo toca os pelos, o nosso cérebro acaba entendendo que algo está prestes a atingir o olho, por isso ele se fecha automaticamente. Vamos fazer esse experimento? Pegue o seu dedo e aproxime com calma dos seus cílios e veja que realmente o olho fecha quando o dedo entra em contato com ele.

para que servem os cílios 1

O que você achou? Comente logo abaixo 😀