Todos nós sabemos muito bem que gatos tem medo de água, dar banho na Amora e na Princesinha é sempre um desafio repleto de miados e gritaria, isso sem contar as possíveis feridas de guerra causadas pelas unhas afiadas de minhas felinas. Mas afinal, por que este medo absurdo de água?

Tudo começou com o ancestral do gato doméstico cuja espécie é chamada de Felis lybica que foi originada no norte da África, exatamente onde fica o gigante deserto do Saara. Como este habitat é extremamente árido, a espécie não desenvolveu nenhuma habilidade em ambientes aquáticos. O curioso é que a onça, por exemplo, até mesmo caça jacarés dentro d’água, o que prova que se a evolução do gato tivesse ocorrido em um local úmido com água em abundância, nossos felinos não teriam desenvolvido tal medo.

Gatos são animais de hábitos crepusculares e possuem aguçados sentidos para poder caçar com pouca luminosidade, porém mesmo que seus olhos sejam adaptados à escuridão, elementos externos podem atrapalhar sua caçada. Caso um gato se molhe no período de concentração, acaba sendo atrapalhado pelo frio e perda da sensibilidade e, por consequência, de seu tato. Este incômodo prejudica o foco e afeta diretamente a capacidade do felino ao procurar alimento.

por que gatos tem medo agua tricurioso 1

Agora, se você tem um amigo felino em casa, lembre-se que o banho com água também é muito importante para sua saúde. Por isso, acostume-o desde pequenino com água para que os banhos sejam experiências pouco traumáticas. A falta de afinidade com a água está sim na memória genética dos gatos, porém lembre-se que você pode ensina-los desde pequenos, assim substituindo este extinto com memórias prazerosas.

Você sabia disso? Comente!