Provavelmente cada um de nós já deve ter visto em pelo menos um casamento alguns parentes próximos derramarem lágrimas ainda que felizes enquanto o casal trocava seus votos. Expressões semelhantes de emoções ocorrem durante as cerimônias de formatura, no nascimento de uma criança e até mesmo quando um torcedor fanático vê o seu time se consagrar campeão. Mas, afinal, por que choramos quando estamos extremamente felizes com algo?

Os humanos são criaturas estranhas com muitos comportamentos peculiares. Chorar é um comportamento que a maioria das pessoas interpreta como um indicador de estar triste. Então, por que alguém expressaria uma emoção usualmente negativa (choro) durante uma ocasião positiva? Pesquisadores começaram recentemente a investigar essa questão de forma mais profunda para tentar entender melhor esse comportamento.

A psicóloga americana Oriana Aragon, da Universidade de Yale, está pesquisando esse tópico e explica que expressar emoções negativas em situações extremamente positivas pode ajudar a restaurar o nosso equilíbrio emocional. Podemos pensar nisso como a nossa mente tentando balancear nossa carga de emoções. Em seu estudo, Aragon e seus colegas observaram participantes em determinados cenários e mediram suas respostas a simpáticos bebês ou reuniões felizes. Eles descobriram que as pessoas que tiveram mais reações negativas a cenários extremamente positivos foram mais capazes de moderar suas emoções rapidamente após uma explosão inicial de emoções positivas extremas.

por que choramos quando estamos muito felizes 1

Essa explicação se encaixa muito bem, já que também pode explicar o “riso nervoso”. A ansiedade que sentimos em situações estressantes é tão grande que precisamos dar risada para aliviar nosso sistema do estresse causado pelo nervosismo. Mas, por que diminuir a felicidade? Afinal, não é isso que sempre desejamos? Pode até ser, mas o nosso cérebro prefere “diminuir o tom” para que as emoções extremas não interfiram nas nossas tomadas de decisão, fazendo com que ninguém comprometa sua racionalidade pela felicidade do momento.

Outra hipótese ainda não comprovada afirma que nós não choramos por causa da situação feliz, mas sim por causa das emoções negativas experimentadas anteriormente que haviam estado retidas por um período prolongado. No caso de uma cerimônia de formatura, talvez o aluno inconscientemente se lembre de todas as dificuldades enfrentadas durante o curso e a cerimônia acrescente um senso de finalidade e superação dos antigos obstáculos.

Seja lá qual for a explicação exata, ninguém realmente deveria se importar em expressar sua imensa alegria através de lágrimas. Afinal, é um sentimento realmente maravilhoso de satisfação que toma conta de nós, e que vale a pena ser expressado da melhor forma.

Interessante, não? Deixe o seu comentário!