Como bem sabemos, os dedos das mãos tem grande importância na hora de desempenhar trabalhos manuais, isto porque eles nos permitem realizar diversas tarefas com destreza e qualidade. Mas para que servem os dedos dos pés?

Pois bem, eles estão lá apenas por uma questão evolutiva. Pesquisadores afirmam que o primeiro invertebrado que conseguiu respirar fora d’água é o ‘culpado’ por isso, ele é nosso ancestral direto. Nesta ocasião, animal possuía cinco dedos nas patas, logo acredita-se que seguindo a linha de evolução, ter cinco dedos em todas as patas tornou-se um padrão há mais de 350 milhões de anos. Estes dedos serviam para que nosso ancestral conseguisse se adaptar e se locomover em terra firme, assim ficando mais estável ao seu mover.

para que servem dedos pes tricurioso

Ainda falando em evolução, foi nesta época que este mesmo ancestral aquático perdeu as membranas entre seus dedos que utilizava para nadar que, ao se adaptar em terra firme, perderam a utilidade. De qualquer forma, é necessário ter um controle que mantenha o equilíbrio do corpo de forma individual, assim tornando os dedos dos pés uma espécie de sustentação que permite que possamos nos locomover sem cair. Além disso, são os dedos dos pés os responsáveis pela nossa postura ereta já que nos proporcionam maior sustentação e também auxiliam no caminhar já que são flexíveis.

Interessante, não acha? Comente!