Por que as orelhas ficam quentes? Esta é uma dúvida que me deixa confusa. Neste momento minha orelha esquerda está simplesmente fervendo e começou do nada, sem eu ter que fazer absolutamente nada. Vamos descobrir por que isso acontece?

Então, meus amigos, as orelhas esquentam quando passamos por sensações de nervosismo ou estresse. Isso porque nestes momentos pode acontecer a dilatação dos vasos sanguíneos do corpo e isso é facilmente sentido nas orelhas porque elas são mais sensíveis e possuem muitos vasos. Isso justifica o fato de sentirmos as orelhas muito quentes e vermelhas. A orelha também pode esquentar e ficar vermelha quando ficamos a apertando contra algo por muito tempo, isto porque os vasos sanguíneos que lá ficam precisam de mais nutrientes e oxigênio, logo o fluxo de sangue aumenta muito.

por que orelha fica quente tricurioso 1

Mas e a superstição?

É claro que quando eu aparecia com uma das orelhas vermelhas em casa a primeira coisa que minha mãe fazia era perguntar qual delas, isso porque se sua orelha esquerda esquentar, significa que alguém etá falando bem de você, porém caso seja a orelha direita, você se deu mal pois estão falando mal de você.

Essa superstição nasceu por volta do século 1 e foi criada por um historiador chamado Plínio. Segundo ele, no ar existe um mercúrio universal capas de trocar energia entre as pessoas. Assim, caso alguém esteja falando bem ou mal de você, as palavras chegariam até seus ouvidos e provocaram o calor e vermelidão.

Quer parar com este incomodo rapidinho? Segundo a superstição, basta recitar o nome das pessoas que conhecem e que podem estar falando mal de você, então quando a orelha voltar ao normal você deve morder o dedo mindinho da mão esquerda para que a tal pessoa morda a língua na hora, parece até vudu, hehe.

Você sabia a razão deste acontecimento? Conhecia a superstição? Comente!