Quando estamos aguardando para viver alguma emoção… emocionante, é inevitável sentir aquele friozinho na barriga, uma sensação bem difícil de explicar que acontece bem na boca do estômago. Mas afinal, por que sentimos frio na barriga?

O frio na barriga acontece em função de uma reação que acontece no cérebro causada por situações de estresse, medo, vergonha e nervosismo que acabam gerando uma reação física nos órgãos abdominais. Essa dita reação cerebral ocorre no córtex cingulado anterior. É lá também o espaço responsável por algumas funções singulares e autônomas tais como o ritmo cardíaco e também a pressão sanguínea. É por isso que as fortes emoções que vivemos tem relação direta com sensações físicas facilmente percebidas.

o que causa frio na barriga tricurioso

Isso tem total ligação com nossos antepassados já que este tipo de situação de estresse exige ação, então todo o sistema nervoso simpático comanda e prepara o corpo para uma reação rápida que envolva lutar ou fugir. Nessas situações muita adrenalina é liberada, isso aumenta a frequência cardíaca e ainda faz com que o sangue do intestino seja desviado para os braços e as pernas, assim prejudicando a digestão. Esta ação contrai os vasos sanguíneos desta parte do corpo e o fornecimento de sangue e oxigênio para o estômago diminuem. Tudo isso causa a famosa sensação de frio na barriga, também comumente chamada de borboletas no estômago.

Interessante, não acha? Comente!