O saxofone é o único instrumento em uso nos dias atuais, com exceção de instrumentos eletrônicos, conhecido por ter sido inventado por uma única pessoa. Seu nome é Adolphe Sax. Acho que já deu até para entender por que o instrumento se chama saxofone, não é mesmo?

A patente do saxofone foi registrada em março de 1846. No entanto, o protótipo do instrumento já estava sendo desenvolvido por Adolphe muitos anos antes quando ele ainda trabalhava na loja de instrumentos musicais de seu pai, Charles Sax. Charles era um fabricante de instrumentos que deu a Adolphe excelentes instruções sobre a construção de instrumentos e a liberdade de experimentar seus próprios projetos na loja.

Quando era jovem, Adolphe estudava flauta e clarinete no Conservatório de Música de Bruxelas. Sua observação do equilíbrio dos instrumentos de sopro e metais na composição musical, o levou a acreditar que ainda havia um espaço faltante, onde um instrumento híbrido de sopro e feito de bronze poderia ser capaz de preencher. A experiência de Sax com o clarinete baixo o levou a produzir um projeto com design similar. Quando ele mostrou este novo instrumento ao compositor Hector Berlioz em 1841, o compositor o elogiou, dizendo que isso poderia significar um grande avanço para o futuro da música. No entanto, é importante destacar que a família do saxofone era bem mais ampla do que apenas um instrumento. Sua patente de 1846, na verdade, descrevia 14 versões diferentes de sax.

quem inventou o saxofone 1

Estátua em homenagem a Adolphe Sax localizada em Dinant, Bélgica.

Os anos de 1844 e 1845 foram bastante sobrecarregados para o jovem inventor. Tendo se mudado para Paris em 1842, Adolphe focou todas as suas energias na tentativa de popularizar sua nova criação. A Exposição Industrial de Paris de 1844 foi uma importante plataforma que lhe permitiu mostrar as características de seu instrumento. Em 1845, Adolphe conseguiu convencer os militares franceses a substituir as tradicionais cornetas e fagotes usados ​​pelas bandas militares por saxofones. Isso acabou impulsionando a popularidade do saxofone de uma maneira que nem o próprio Sax imaginava.

Em 1866, a patente original de Sax expirou e outros fabricantes de instrumentos começaram a mexer no design e na criação de versões próprias. Esses fabricantes experimentaram uma grande quantidade de melhorias na adição de novas chaves e na criação de dedilhados alternativos. As mudanças foram tão bem sucedidas que o próprio Adolphe renovou sua patente original em 1881 com a inclusão de vários avanços, oferecendo muito mais conforto para os músicos na hora de tocar.

Quando Adolphe Sax morreu em 1894, seu negócio foi continuado por seu filho Adolphe Edouard que viu a popularidade do instrumento explodir por causa da era do jazz nos anos 20. Hoje, a enorme família de saxofones criada por Adolphe Sax foi reduzida para, basicamente, seis membros: os saxofones sopranino, soprano, alto, tenor, barítono e baixo. Destes, o saxofone alto e o saxofone tenor são os modelos mais buscados pelos saxofonistas profissionais.

Sabia disso tudo sobre o sax? Deixe o seu comentário abaixo! 😀