Com seus olhos esbugalhados, corpo grande e comportamento geralmente preguiçoso, as vacas não recebem muito crédito, apesar de fornecer o leite e a carne que grande parte do mundo consome. No entanto, existem várias curiosidades interessantes sobre esses animais que talvez você ainda desconheça. Isso serve como um indicativo de que elas são bem mais interessantes do que parecem ser. Confira alguns fatos curiosos.

1. As vacas domésticas são descendentes de bois selvagens conhecidos como auroques e foram domesticadas pela primeira vez no sudeste da Turquia há cerca de 10.500 anos atrás. Dos 80 progenitores originais, estima-se que existam 1,3 bilhão de gados atualmente pelo mundo.

2. Quando os cientistas mapearam o genoma da espécie em 2009, eles descobriram que uma vaca tem cerca de 22.000 genes, sendo que 80% deles são compartilhados com humanos.

3. As vacas passam cerca de 10 a 12 horas por dia deitadas.

4. Uma vaca leiteira pode consumir mais de 40 quilos de ração por dia.

5. Quando esses animais digerem alimentos, a fermentação da comida resulta em uma grande quantidade de metano.

6. De acordo com a Universidade de Stanford, a pecuária é responsável entre 18% a 51% das emissões globais de gases do efeito estufa.

7. Assim como os cães, as vacas também adoram uma boa massagem, seja na cabeça, no pescoço ou nas costas. Por isso, se você possuir uma, certifique-se de acariciá-la. Provavelmente ela vai gostar bastante do seu afago.

curiosidades que voce nao sabia sobre as vacas 1

8. Para encher um galão de leite, foram necessários cerca de 350 esguichos das mamas de uma vaca.

9. As vacas possuem amigas favoritas e ficam estressadas quando são separadas. Em um estudo que mediu esse isolamento, a pesquisadora Krista McLennan concluiu que quando as novilhas estão próximas de suas parceiras preferidas, seus níveis de estresse em relação às suas frequências cardíacas são reduzidas.

10. As vacas têm um olfato excelente e podem detectar odores com distância de até seis quilômetros.

11. As vacas podem ter sotaques regionais. Depois que um grupo de produtores de leite observou que suas vacas tinham diferentes mugidos, os especialistas em línguas determinaram que em populações pequenas, como rebanhos, você pode encontrar variações dialéticas com características regionais. Muito interessante!

12. Pesquisadores descobriram que, se você der um nome a uma vaca e tratá-la como se fosse uma pessoa, ela pode produzir quase 500 litros de leite a mais por ano.

Sabia disso tudo sobre as vaquinhas? Deixe o seu comentário! 😀