Curiosidades, Saúde

Por que precisamos dormir?

Acordei há pouco e já estou pensando em voltar para debaixo das cobertas e cochilar. Porém, se você parar para pensar dormir é um gigantesco desperdício de tempo já que poderíamos fazer tanta coisa nessas 7 horas… Logo, o questionamento fica: Por que precisamos dormir?

Quando se calcula a média tempo que você passa dormindo, tudo fica mais assustador. Isto porque se você considerar que dorme 8 horas por dia, ou seja, 1/3 dele, e irá viver 80 anos, 26 deles você passou dormindo. E agora? Como recuperar este tempo perdido? Dormir precisa ser realmente muito importante… Pena que a ciência ainda não sabe exatamente a motivação que nos faz dormir, o porquê de tudo isso. Agora, é fato que dormir tem uma importância gigante até mesmo na sua sanidade. Vamos entender isso melhor.

Uma das principais funções de dormir está na reparação física e mental, isso alem da economia de energia já que entramos em estágio de repouso. Pesquisas afirmam que tudo o que acontece ao longo do seu dia é processado pelo cérebro a noite, é este o momento encontrado por ele para fazer conexões importantes, assim aprimorando nossa memória guardando o que é essencial e expulsando informações desnecessárias – como quantas vezes você fez xixi em um dia por exemplo. Ou seja, podemos concluir que se você não dormir, irá ter problemas no seu processo de aprendizagem.

Outros pesquisadores dizem que dormir é como um botão de reset para que o cérebro volte a seu estado normal e descansado, pronto para aprender novas coisas e com a capacidade de memória aumentada. Dormir também é muito importante na prevenção de doenças jpa que fortalece seu sistema imunológico e ainda melhora o metabolismo.

Consequências de não dormir

A primeira consequência é a própria falta de energia para nos mover e realizar tarefas, isso além das pálpebras simplesmente não querem ficar abertas. Também ficamos com dificuldade em se concentrar, em gravar informações e nosso humor fica inconstante. Agora, isso é apenas para uma ou duas noites mal dormidas, se isso começa a acontecer regularmente você pode desenvolver sérios problemas de saúde.

Estudos apontam que não dormir pode causar sérios problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até depressão em função nos níveis de hormônio de estresse que são produzidos em função da falta de descanso. Inclusive, dizem os estudiosos que a vontade de dormir pode até mesmo ser superior a de comer.

Bizarro, não acha? Comente!

Você já assistiu nosso último vídeo no Canal Experimentando?

Clique aqui para assistir no YouTube

Você também pode gostar de