Nos últimos anos 13 Reasons Why tem ganhado muita visibilidade e fortalecido diversas discussões tanto no ambiente escolar quanto em casa ou nos círculos de amigos. Isto porque seu enredo aborda inúmeros temas tidos como tabus tais como bullying, depressão, a descoberta da sexualidade e a morte voluntária.

Caso você não conheça a série, sua primeira temporada narra a história de Hannah Baker, uma jovem que sofreu bullying, assédio sexual e até mesmo estupro antes de decidir dar fim a própria vida. Porém, como legado ela deixa 13 fitas onde aponta 13 culpados por seu sofrimento que devem ouvir o material e passar a diante em forma de corrente. Assim, cada episódio conta a história de uma dessas fitas que estão sendo escutadas por Clay Jensen, um jovem que é apaixonado por ela. Pensando em como esta série tem marcado quem a assiste e em seu enredo pesado, decidimos trazer algumas curiosidades sobre seus bastidores. Espero que gostem!

Curiosidades sobre 13 Reasons Why

  • Você sabia que era preciso apenas 9 dias para gravar cada episódio?
  • Outra curiosidade interessante é que a série é composta por diversos flashbacks, por isso nada podia ser jogado fora. Desde figurinos, objetos de cena até mesmo as próprias gravações.
  • No setor de figurinos trabalham 14 pessoas atentas a cada detalhe. Caroline B. Marx, uma das responsáveis, contou que fez a escolha das roupas dos paramédicos com a intenção de fazê-los parecer anjos. Já para criar o figurino de Cyrus, novo melhor amigo de Tyler, a profissional conversou com membros de diversas bandas tais como Jello Biafra do The Dead. Ainda sobre figurino, tiveram episódios onde ocorreram incríveis 210 trocas de roupas!
  • As cenas internas da série foram gravadas no mesmo lugar que um dos filmes da franquia Transformers, um estúdio da Paramount em Vallejo, Califórnia, onde hoje é uma base militar desativada. Já as cenas externas foram gravadas em Sebastopol, também na Califórnia enquanto as imagens da Liberty High – fachada, campos de atletismo, futebol americano e beisebol foram gravadas no Analy High School também em Sebastopol.

curiosidades sobre 13 reasons why tricurioso 3

  • O designer de produção de 13 Reasons Why chamado Scott Cobb contou que levou de três semanas a um mês e meio para criar cada cenário.
  • Clay Jensen é o personagem com maior número de trocas de roupas, isso porque o personagem utiliza dublê em diversas cenas. Inclusive, ele possui de cinco a seis peças de cada roupa que o ator utiliza na série, o que causa uma parede inteira na sala de figurinos reservada apenas para ele enquanto os demais personagens dividem o espaço que sobra.
  • E onde essas roupas são compradas? Em lojas fast-fashion conhecidas tais como Forever 21, Zara, H&M, Free People ou Urban Outfitters.
  • Já nos esportes, as marcas não perderam a oportunidade. A Adidas fez exclusivamente para 13 Reasons Why os uniformes da equipe de corrida enquanto os moletons e uniformes de beisebol foram confeccionados pela Champion. No futuro, o plano das empresas é comercializar esses modelos como produtos oficiais da série.
  • Mais sobre cenário: Todas as casas da série existem de verdade, porém apenas suas fachadas são utilizadas nas cenas. Seus interiores foram reconstruídos em estúdio. Essas casas ficam localizadas em San Francisco Bay Area, Vallejo e Sebastopol.

curiosidades sobre 13 reasons why tricurioso 1

  • Mesmo com a mudança da equipe responsável pelo cenário de uma temporada para outra, o quarto de Hannah foi recriado de forma idêntica. Além disso, os quartos de Tyler, Clay, Jessica e da própria Hannah ficam praticamente lado a lado no estúdio.
  • Cada plano sequência do roteiro possui um mínimo de cinco páginas com diálogos… É fala demais, não acha?
  • Em entrevista, uma das produtoras executivas de 13 Reasons Why – Joy Gorman Wettels – contou que Justin Prentice (que interpreta Bryce Walker) teve acompanhamento psicológico ao longo das gravações em função do seu papel forte e cruel como estuprador. Além disso, Katherine Langford (Hannah Baker) e Alisha Boe (Jessica Davis) também foram acompanhadas por profissionais.
  • Durante as gravações grandes incêndios atingiram as regiões de Napa, na Califórnia. Isso acabou fazendo com que três pessoas da equipe perdessem suas casas . Também atrasou as filmagens em função de cenas externas que precisaram ser refeitas.
  • Nesta época do incêndio, tanto a equipe quanto os atores da série se mobilizaram para arrecadar dinheiro com o objetivo de ajudar estas famílias em dificuldade.

curiosidades sobre 13 reasons why tricurioso 2

Gostou das curiosidades por trás dos bastidores de 13 Reasons Why? Comente!