Se tem algo que eu sempre quis ver foi um camaleão mudando de cor para se esconder de seus predadores, isso graças a todas animações infantis em que o fenômeno é mostrado. Mas afinal, o camaleão muda de cor?

Fico tão feliz em contar que meus sonhos não foram destruídos!!! Porém, a mudança de cor não ocorre pelos motivos que acreditamos. Estudos recentes mostram que a mudança de cor dos camaleões acontece em função de diversos elementos tais como humor, temperatura do ambiente, iluminação, saúde e até mesmo comunicação.

camaleao muda cor tricurioso 4

Esse bichinho adorável vive na África do Sul, região sul da Europa e também na Ásia. Atualmente existem cerca de 80 espécies de camaleão pelo mundo e sua maioria pode ser encontrada ao sul do Saara, Portugal e Espanha. Além da extraordinária troca de cor, os camaleões se destacam pela rápida e comprida língua, por olhos que se movem de modo independente, visão de 360 graus e cauda preênsil. Sua família surgiu há mais de 100 milhões de anos, isso de acordo com registro fóssil.

Vale ressaltar que não são todas as espécies de camaleão que são capazes de modificar a cor de sua pele. Essa mudança de coloração ocorre através de um padrão entre rosa, azul, vermelho, verde, laranja, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura, assim se misturando e originando novas combinações.

camaleao muda cor tricurioso 3

Como o camaleão muda de cor?

Eles possuem duas camada sobrepostas que ficam dentro de sua pele e servem para controlar a cor e a temperatura. A camada superior é composta por nanocristais de guanina, o espaço entre esses nanocristais permite que o camaleão os manipule mediante excitação de toda a rede, assim afetando os comprimentos de onda de luz que refletem e são absorvidos. Ao excitar a rede de nanocristais é possível aumentar a distância entre eles, assim fazendo a pele refletir comprimentos de onda de luz mais longas. Agora, quando relaxados, essas pedrinhas refletem as luzes azuis e verdes, agora quando mais excitados as cores vistas são amarelo, laranja e vermelho.