Eu costumo trazer aqui para o TriCurioso todas as minhas dúvidas e hoje não vai ser diferente. Eu estava estudando para uma prova de geografia hoje mais cedo e me deparei com a seguinte pergunta: Qual a diferença entre tempo e clima? Pois é, lendo assim parece ser uma pergunta de fundamental, mas diz aí, qual a diferença entre os dois? Não sabe, né? Bom, eu também não sei e por isso estou aqui. Bora saber diferenciar essas duas belezinhas para evitar passar vergonha? Espero que gostem!

A diferença entre ambos os termos está na escala temporal que os envolve. O tempo é um estado da atmosfera em um certo momento, enquanto o clima é a definição referente a um período de tempo maior. Para facilitar o seu entendimento, separei alguns exemplos que irão deixar claro a diferença entre os dois termos. Confira:

TEMPO

  • Ontem choveu muito;
  • Faz muito calor agora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul;
  • De acordo com os noticiários, hoje nevou muito no Canadá;

qual a diferença entre o tempo e o clima

Nesses exemplos acima podemos notar que é tempo pois está se dirigindo ao estado da atmosfera no momento. Vale lembrar que as previsões meteorologias fazem parte pois são elas que dizem como estará o tempo daqui uns dias. Agora chegou a hora de falar alguns exemplos do clima, para melhor compreensão.

CLIMA

  • Todo fim de ano faz muito sol no Rio de Janeiro;
  • O inverno em Curitiba é sempre muito rigoroso;
  • Todo mês de julho faz frio em Londrina;

qual a diferença entre o tempo e o clima 1

As previsões climáticas são as grandes responsáveis por dizer como o clima estará daqui alguns anos ou até mesmo daqui um tempo. Por exemplo, as pesquisas que dizem se o planeta vai esquentar mais ou esfriar ou se as chuvas aumentarão ou não são todas previsões climáticas.

Conseguiu sacar a diferença entre os dois? Uhuul, eu também! Comente logo abaixo o que achou do post e não se esqueça de compartilhar para seus amigos 🙂