Curiosidades

O dia em que a Rússia ficou sem vodka

O dia em que a Rússia ficou sem vodka

Às vezes, depois de muitas perdas e desilusões, finalmente algo de bom acontece, não é mesmo? Ver o seu time ganhar um jogo, achar vinte reais na rua, pensar que é segunda-feira quando na verdade é sexta, etc. Não importa quão pequena seja a vitória, se ela vem logo após um período de sofrimento, estamos sempre prontos para celebrar o momento. Mas o que isso tem a ver com a escassez de vodka na Rússia?

Bem, é só imaginar o tamanho da comemoração de uma grande nação após vencer uma longa batalha geopolítica. A Rússia era uma república sitiada, dilacerada e desgastada pela guerra, pela ditadura e pela coletivização forçada. Sofrendo até a alma como qualquer outra nação nas garras da Segunda Guerra Mundial, a Rússia teve muitos dias de sofrimento e incertezas. Exceto o dia 9 de maio de 1945, quando as estações de rádio deram a notícia de que a Alemanha havia finalmente se rendido.

Como a história conta, os russos foram informados da rendição alemã em algum momento no início da madrugada da data citada e eles não esperaram para comemorar. Os cidadãos, muitos ainda vestidos de pijamas, imediatamente tomaram as ruas e começaram uma festa da vitória que duraria 22 horas, alimentada por um alívio generalizado e, claro, vodka pra caramba! Na verdade, os russos beberam tanto que o país ficou sem a bebida.

Soldados russos comemorando com muita vodka.

É importante deixar claro que a Rússia, na época da guerra, não estava cheia de vodka em seus estoques. Como no resto do mundo, as fontes de grãos e amido foram alocadas para produção de alimentos e rações de tropas militares, mas a produção de vodka não havia parado totalmente. Pelo menos, não na Rússia. Isso por que a bebida era tão essencial para o país que, mesmo em tempos de fome generalizada, sua produção tinha precedência sobre a comida! Ou seja, o país até produzia a Vodka, mas em uma escala muito menor que o usual.

Podemos concluir que o fim da guerra foi o grande motivo da alegria generalizada da população russa e a razão do sumiço da amada vodka. Por isso, se você algum dia estiver em uma festa que venha a sofrer com a falta de bebida, lembre-se que até o maior país do mundo já sofreu com o fornecimento de álcool para a sua população sedenta.

Que dia histórico, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀

Leia Também: