Eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, ocultando de forma total ou parcial a sua luz numa apertada faixa terrestre. Em 28 de maio de 585 a.C., um eclipse desse tipo encerrava uma guerra que já durava seis anos. Com isso, a Batalha de Hális, também chamada de Batalha do Eclipse, ficou conhecida por muitos como um marco na observação e predição de eventos naturais, além de proporcionam um desfecho de guerra bem incomum.

O filósofo grego Thales vivia na cidade de Mileto e foi o responsável por levantar a hipótese de que a água era a fonte de toda a matéria, de acordo com vários relatos ele previu o eclipse solar que aconteceu em 28 de maio de 585 a.C. Até hoje, há divergências sobre como Thales conseguia realmente entender o funcionamento dos eclipses e quando eles iriam ocorrer, especialmente considerando a sua bizarra convicção de que a Terra era basicamente um disco plano flutuando na água. Mas, de acordo com os registros de Heródoto e do filósofo Xenófanes, Tales previu um eclipse solar total com muita precisão.

voce sabia que um eclipse solar ja encerrou uma guerra 1

Thales, o homem que previu o eclipse.

Em 585 a.C. o rei Alíates da Lídia estava em guerra contra o rei Ciaxares do Império dos Medos. Eles já batalhavam há seis anos sem que nenhum dos lados fizesse progressos significativos para uma pacificação. Essa guerra ficou ainda mais difícil de ter um desfecho positivo quando um grupo de caçadores nativos de Lídia, mas que trabalhavam para Os Medos, mataram um dos filhos de Ciaxares e o serviram como refeição! E você aí achando que a briga dos seus vizinhos é uma carnificina…

Em 28 de maio, durante uma batalha ao longo do rio Hális, o eclipse aconteceu. Heródoto escreveu um relato desta batalha em seus regitros, relatando que Thales havia previsto o eclipse:

No sexto ano da guerra, travou-se uma batalha e, quando a luta começou, repentinamente, o dia se transformou em noite. […] Os Lídios e os Medos, quando viram que a noite havia substituído o dia, cessaram sua luta, ansiosos de que a paz se estabelecesse entre eles.

Os exércitos em guerra interpretaram o eclipse como um aviso dos deuses indicando que eles deveriam parar de lutar. Então, eles largaram suas armas, convocaram uma trégua e, finalmente, selaram a paz com um casamento real entre a filha de Alíates e um filho de Ciaxares.

Alguns estudiosos acreditam que o eclipse de Thales foi o primeiro uso do método científico. Assumindo que a história de Heródoto seja verídica, Thales levantou a hipótese de que um eclipse ocorreria em uma determinada data e testou essa hipótese por observação. Como os astrônomos modernos conseguem identificar a data e a localização precisa desse eclipse solar, a Batalha do Hális continua sendo um dos fenômenos naturais mais antigos com uma data precisa anexada.

Um desfecho de guerra bem incomum, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário! 😀