Quem acompanha a parte de games do site já entendeu que eu gosto muito da franquia do Mario, este bigodudo maravilhoso que é italiano, mas foi criado por um japonês, e vive em um mundo fantasioso onde não fazemos a mínima ideia do que realmente se passa encaramos altas aventuras com uma galera da pesada! Hoje separei 3 games muito curiosos que não receberam muita atenção aqui no ocidente. Confira aí!

I`m a Teacher: Super Mario Sweater

conheca alguns jogos nao muito divulgados da franquia super mario sweater

Quem diria que o nosso querido encanador já tricotou hein? Pois bem, no game de 1986 para o NES, em I`m a Teacher: Super Mario Sweater, Mario se meteu a trabalhar de alfaiate por uns tempos. Este game foi desenvolvido em parceria com uma empresa japonesa de roupas, inclusive, que achou que seria uma boa ideia incluir um jogo para a criançada aprender um pouco sobre medidas de blusas e tudo mais, o que estava incluso entre as funcionalidades do game.

Você poderia escolher suas próprias medidas e costurar sua própria roupa, de forma que você pudesse criar um desenho, gravá-lo em um disquete enorme (será que ainda se lembram dos disquetes? Agora me senti muito velho…) e depois mandar ver em alguma loja especializada para transformar o desenho do game num sweater de verdade.

O problema é que a ideia não pegou. Até porque, convenhamos, é muuuuuuuito trabalho fazer tudo isso e ainda ter de sair do conforto de casa pra confeccionar uma blusa feia pra dedééééééu dessas. Confere o gameplay aí!

Yoshi Topsy-Turvy

Bom, aqui não temos nenhuma catástrofe. Este game de 2004 para GameBoy Advance lembra, em essência, o Super Mario World 2: Yoshi’s Island, um game que também não é muito conhecido, mas também é muito bonito e vale muito a pena ser jogado (não darei mais informações para evitar spoilers). Em Yoshi Topsy-Turvy, você controla o dino Yoshi (claaaaro né, dãããããr) em uma aventura que faz pouca referência ao Mario, mais uma prova de que o carisma do dinossauro o fez conquistar seu lugar com não somente um, mas dois games protagonizados por ele. A jogabilidade possui algumas semelhanças com Yoshi’s Island e, poxa, é o Yoshi, né… saca só!

All Night Nippon Mario Bros.

conheca alguns jogos nao muito divulgados da franquia super mario all night nippon02

Este aqui é um caso isolado no Japão mesmo. All Night Nippon é um programa de rádio japonês, desde a década de 60, e uma galera fez uma rom hack (uma versão hackeada, diferenciada do game), que acabou sendo validada pela própria Nintendo, em 1986. O acordo envolvia a mudança de alguns sprites (resumidamente falando, os “desenhos” dos bichinhos) de personagens e inimigos do game, que eram mudados para o rosto de celebridades japonesas da época. Para conseguir uma das cópias dos cartuchos desta edição, o pessoal participava de um sorteio promovido pela rádio. O ganhador, é claro, levava sua cópia na faixa, e conferia o gameplay a seguir em seu Famicom (versão japonesa do console NES):

E é isso aí pessoal! Conhece mais games não tão falados envolvendo Mario? Conte pra gente! E não se esqueça de compartilhar, é claro 🙂