Você está sentado tranquilamente na sua poltrona lendo um livro quando de repente ao virar uma página, percebe que cortou o dedo. Em apenas uma fração de segundo, você sente uma dor aguda e sabe que ela vai te perseguir por um bom tempo, tudo por causa da pequena borda de um pedaço de papel. Mas por que um pequeno corte causado por uma simples folha de papel pode doer tanto e por muito tempo?

Existem várias razões pelas quais os cortes causados pelo papel são tão dolorosos. Acima de tudo, coloque a culpa nas suas terminações nervosas, especificamente o vasto número delas que podem ser encontradas nas áreas onde os cortes de papel geralmente acontecem. Essas áreas do corpo possuem redes nervosas complexas que são tão sensíveis ao ponto de facilmente distinguir sensações de calor, frio e, nesse caso, ferimentos.

Além disso, essas partes do corpo também costumam ser usadas o tempo todo. Um corte no seu dedo, por exemplo, reabrirá várias vezes ao longo do dia enquanto você usa seu telefone, come, dirige ou faz praticamente qualquer coisa que exija o esforço de suas mãos.

por que cortar o dedo com papel doi tanto 1

Até mesmo a profundidade da lesão chega a ser um problema. Cortes de papel são rasos, então você pensaria que eles não deveriam ser tão dolorosos assim, não é mesmo? Aí é que está exatamente o problema! Eles são profundos o suficiente para agravar os nervos, mas não para causar um maior sangramento e é justamente o sangramento que produziria uma coagulação e formação de cicatrizes, permitindo que a cura ocorra sem muitas irritações à medida que o dia passa. Como um corte de papel é raso e geralmente sem muito sangramento, ele acaba não sendo protegido e fica exposto aos agentes externos, forçando você a reviver a dor várias vezes.

É importante também destacar que, embora a borda do papel pareça ser reta e suave, na realidade ela é muito diferente. As fibras na borda de um pedaço de papel formam uma borda serrilhada se transformando em uma minúscula serra. Então, quando o papel entra em contato com seu dedo, ele corta sua pele e deixa um caminho irregular e sensível.

Se você se deparar com uma situação dessa no seu dia a dia, limpe imediatamente o corte com água corrente e sabão e cubra-o com um curativo durante alguns dias para protegê-lo de possíveis infecções.

Você já passou por essa dolorosa experiência? Deixe o seu comentário!