Os benefícios da romã para a saúde são inúmeros e o que torna essa fruta ainda mais especial é que o seu chá consegue combinar facilmente todos os seus nutrientes em uma xícara! O chá de romã pode ser feito com as próprias sementes da fruta ou com a adição de suas flores a uma xícara de chá comum.

Este chá tem sido usado como um excelente remédio natural há milhares de anos devido às suas incríveis propriedades medicinais. Que tal conhecer quais são os seus benefícios?

quais sao os beneficios do cha de roma 1

Protege a saúde do coração

Extensas pesquisas têm mostrado que os princípios ativos presentes nas romãs são capazes de reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol. Por isso, seu chá pode ser bastante útil para prevenir ateroscleroses, ataques cardíacos, derrames e doenças coronárias.

Alivia dores de garganta

O chá de romã pode ser um grande aliado no tratamento de dores de garganta. A fruta contém compostos que promovem a contração do tecido da região irritada de modo que tanto o inchaço quanto a dor podem diminuir consideravelmente após a sua ingestão.

Cuida da sua pele

Os antioxidantes encontrados nas sementes de romã são excelentes combatentes aos radicais livres. Isso significa que eles podem ajudar a melhorar a aparência da sua pele, assim como diminuir os efeitos do estresse oxidativo, como a redução de rugas, manchas de idade e cicatrizes na pele. Além disso, ele ajuda a melhorar a elasticidade da pele, proporcionando uma aparência mais jovem.

Combate inflamações

O consumo regular deste chá tem sido associado a uma boa resposta do sistema imunológico que pode reduzir o surgimento de inflamações no corpo. Isso também pode ajudar a aliviar os sintomas de problemas como artrite e dores de cabeça crônicas.

Promove a proteção da mucosa gástrica

O chá de romã também pode ser utilizado para aliviar distúrbios estomacais ou diarreias causadas por qualquer tipo de problemas digestivos. Além disso, ele também pode ser usado para tratar problemas como disenteria e cólera.

Fique atento aos possíveis efeitos colaterais!

O uso deste chá pode ser extremamente benéfico, mas pode ser perigoso se for consumido em excesso, ou seja, mais de três vezes ao dia. Por exemplo, sua ingestão exagerada pode causar complicações na gravidez, assim como náuseas, tonturas e dores de cabeça. Enquanto os últimos sintomas podem ser evitados apenas tomando o chá com moderação, as mulheres grávidas e as mulheres que amamentam devem evitar o seu uso. Se você tem dúvidas pertinentes sobre o consumo do chá de romã, procure se informar com o seu médico.

Um chá realmente poderoso, não é mesmo? Comente!