Sinot Clav é um antibiótico para administração oral, indicado para tratamento de infecções bacterianas (causadas por bactérias) comuns, como:

  • Infecções nas vias respiratórias superiores, incluindo ouvido, o nariz e também garganta (principalmente otite média, sinusite  e amigdalite);
  • Infecções nas vias respiratórias inferiores, tais como broncopneumonia e bronquite crônica;
  • Infecções urinárias, como cistite;
  • E infecções na pele ou em tecidos moles, tais como celulite, abscesso dentário grave junto celulite disseminada e mordidas de animais.

para que serve o medicamento sinot clav tricurioso

Como funciona o Sinot Clav?

Sinot Clav é um antibiótico contendo como princípios ativos a amoxicilina e clavulanato de potássio (Composto por amoxicilina tri-hidratada e clavulanato de potássio). Amoxicilina é um composto antibiótico de ampla variedade para ação, em outras palavras, age contra grande número de bactérias. Porém, possui sensibilidade à degradação por enzimas (ou betalactamases), logo, seu espectro de ação não inclui microorganimos envolvidos na produção dessas enzimas.

O ácido clavulânico é um betalactâmico que tem a capacidade de inativar grande variedade de enzimas betalactamases. Portanto, a presença dele na fórmula de Sinot Clav protege a amoxicilina da degradação por essas enzimas e aumenta de forma efetiva o espectro antibacteriano da amoxicilina por incluir muitas bactérias normalmente resistentes a ela e a outras penicilinas e cefalosporinas. Assim, Sinot Clav é um medicamento capaz de destruir e eliminar ampla variedade de microrganismos.

para que serve o medicamento sinot clav tricurioso02

Contraindicações

Este medicamento não é indicado para o caso de pacientes apresentando alergia a betalactâmicos, tais como cefalosporinas e penicilinas. Sinot Clav não é indicado para pacientes que já tiveram icterícia, que se constitui no acúmulo de bilirrubina, o que causa uma coloração amarelada na pele e olhos) ou também problemas relacionados ao funcionamento do fígado. Também não deve ser utilizado por grávidas sem a devida orientação médica (ou de cirurgião dentista). Em caso de suspeita de gravidez, procure conselhos de médicos.

Reações Adversas

As reações adversas do Sinot Clav serão listadas a seguir, de acordo com a frequência na qual podem ocorrer:

  • Diarreia (em adultos): Reação muito frequente (10% dos pacientes);
  • Candidíase mucocutânea (infecção por fungo, que se caracteriza por lesões esbranquiçadas na boca e mucosas); Vômito e Enjoo (estes podem ser reduzidos, quando se toma Sinot Clav ao início de alguma refeição, para adultos); Diarreia (em crianças) – é uma reação ainda comum, que ocorre entre 1 e 10% dos pacientes que administraram o medicamento;
  • Dores de cabeça, tonturas, aumento de enzimas do fígado (ALT ou AST), erupção cutânea (de pele), coceiras e manchas vermelhas na pele – entre 0,1 e 1% dos casos de uso do Sinot Clav;

Obs: Em caso de reações adversas muito além das citadas, como queda no número de glóbulos brancos, plaquetas, ou mesmo sangramentos e infecções frequentes e úlceras, casos de reações muito raras quanto à administração do Sinot Clav, é de extrema urgência que se procure auxílio médico.

Achou útil? Compartilhe! 🙂