Connect with us

Hi, what are you looking for?

Bizarro

Conheça Krampus, o “Papai Noel do Mal”

Conheça Krampus, o “Papai Noel do Mal”. Ele é uma criatura terrível e seu corpo é algo como uma mistura de bode e demônio. Ainda não se deram por satisfeitos? Então, fiquem com esta: Ele bate em pessoas que se comportam mal ao invés de obedecerem seus pais na época do Natal.

Krampus não é exatamente uma criatura dos sonhos: Possui chifres, cabelo escuro e garras, o anti-Papai Noel chega com correntes e sinos que toca junto com um saco com bastões de madeira com os quais ele bate em crianças travessas. Então ele arrasta as crianças ruins para o submundo.

Mas qual é a origem do “Demônio do Natal”?

Krampus é um nome derivado da palavra em alemão “krampen” (“garra”, em tradução livre), filho de Hel, na mitologia nórdica. A besta lendária também assume características semelhantes a outras criaturas demoníacas e assustadoras da mitologia grega, como faunos e sátiros. É uma parte da tradição envolvida na Alemanha, onde o Natal é celebrado no começo do mês de Dezembro. Krampus foi criado como um antagonista do bondoso Papai Noel, que recompensava crianças com doces e presentes. Em contraste, Krampus tomava as crianças más para seu lar.

Hoje no almoço foi feijoada. Na janta, ‘pé de moleque’…

De acordo com o folclore, Krampus aparece nas cidades à noite, antes do dia 06 de Dezembro, conhecida em alemão como Krampusnacht, ou “A noite de Krampus”. No mesmo dia também acontece o Nikolaustag, ou “O dia de São Nicolau”, quando as crianças alemãs olham para fora de suas casas e veem um sapato ou bota que deixaram na noite anterior, com presentes (em caso de bom comportamento) ou um bastão (no caso de mau comportamento).

Muita intimidação é pouca bobagem: “Saudações de Krampus” diz a mensagem em alemão

Versões mais modernas da tradição na Áustria, Alemanha, Hungria, Eslovênia e República Tcheca envolvem bêbados vestidos como demônios que tomam as ruas para um Krampuslauf, a corrida dos Krampus em grupos, na qual as pessoas são perseguidas pelas ruas pelos “demônios”.

Por quê assustar crianças com um demônio pagão? Talvez uma lição de moral para os mais novos, uma forma de fazer as crianças se comportarem…
O que posso concluir é que, se a criançada não via os presentes do Papai Noel como incentivo para serem mais comportadas com seus pais e outras pessoas, Krampus veio pra dar aquele empurrãozinho de incentivo para elas mudarem de ideia… hehe
E aí, o que achou? Não deixe de comentar, e compartilhar para as crianças travessas que você conheça… 😉

+ Lidas da Semana

Advertisement

Leia Mais