Conheça Krampus, o “Papai Noel do Mal”. Ele é uma criatura terrível e seu corpo é algo como uma mistura de bode e demônio. Ainda não se deram por satisfeitos? Então, fiquem com esta: Ele bate em pessoas que se comportam mal ao invés de obedecerem seus pais na época do Natal.

Krampus não é exatamente uma criatura dos sonhos: Possui chifres, cabelo escuro e garras, o anti-Papai Noel chega com correntes e sinos que toca junto com um saco com bastões de madeira com os quais ele bate em crianças travessas. Então ele arrasta as crianças ruins para o submundo.

conheca krampus o papai noel do mal tricurioso04

Mas qual é a origem do “Demônio do Natal”?

Krampus é um nome derivado da palavra em alemão “krampen” (“garra”, em tradução livre), filho de Hel, na mitologia nórdica. A besta lendária também assume características semelhantes a outras criaturas demoníacas e assustadoras da mitologia grega, como faunos e sátiros. É uma parte da tradição envolvida na Alemanha, onde o Natal é celebrado no começo do mês de Dezembro. Krampus foi criado como um antagonista do bondoso Papai Noel, que recompensava crianças com doces e presentes. Em contraste, Krampus tomava as crianças más para seu lar.

conheca krampus o papai noel do mal tricurioso06

Hoje no almoço foi feijoada. Na janta, ‘pé de moleque’…

conheca krampus o papai noel do mal tricurioso03

De acordo com o folclore, Krampus aparece nas cidades à noite, antes do dia 06 de Dezembro, conhecida em alemão como Krampusnacht, ou “A noite de Krampus”. No mesmo dia também acontece o Nikolaustag, ou “O dia de São Nicolau”, quando as crianças alemãs olham para fora de suas casas e veem um sapato ou bota que deixaram na noite anterior, com presentes (em caso de bom comportamento) ou um bastão (no caso de mau comportamento).

conheca krampus o papai noel do mal tricurioso02

Muita intimidação é pouca bobagem: “Saudações de Krampus” diz a mensagem em alemão

Versões mais modernas da tradição na Áustria, Alemanha, Hungria, Eslovênia e República Tcheca envolvem bêbados vestidos como demônios que tomam as ruas para um Krampuslauf, a corrida dos Krampus em grupos, na qual as pessoas são perseguidas pelas ruas pelos “demônios”.

conheca krampus o papai noel do mal tricurioso05
Por quê assustar crianças com um demônio pagão? Talvez uma lição de moral para os mais novos, uma forma de fazer as crianças se comportarem…
O que posso concluir é que, se a criançada não via os presentes do Papai Noel como incentivo para serem mais comportadas com seus pais e outras pessoas, Krampus veio pra dar aquele empurrãozinho de incentivo para elas mudarem de ideia… hehe
E aí, o que achou? Não deixe de comentar, e compartilhar para as crianças travessas que você conheça… 😉