Já dizia o ditado: “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”. Essa é uma frase comum que você provavelmente já ouviu bastante e é muitas vezes utilizada para tranquilizar alguém de que qualquer coisa ruim que tenha acontecido, não voltará a acontecer novamente. O ditado pode até ser usado quando algo de bom acontece, como ganhar na loteria. Mas o assunto principal desse post é outro: afinal, os raios podem atingir duas vezes o mesmo local? Bem, a verdade é que isso pode acontecer sim, ou seja, o dito popular está completamente errado.

Na realidade, os raios podem e muito provavelmente vão atingir o mesmo lugar duas ou mais vezes, seja durante a mesma tempestade ou até mesmo séculos depois. Quando vemos um raio, estamos testemunhando uma descarga de eletricidade acumulada em uma nuvem que costuma ser tão forte que acaba rompendo o ar ionizado.

O processo é incrivelmente rápido, levando apenas cerca de 30 milissegundos! Então, essencialmente, múltiplas descargas podem atingir o mesmo lugar neste curto período de tempo. Mesmo durante a mesma tempestade, não há nada que impeça um raio de atingir o mesmo lugar que já havia sido atingido anteriormente, mesmo que fosse apenas por alguns segundos antes ou séculos mais tarde.

os raios podem cair duas vezes no mesmo lugar 1

O Brasil registra uma média de 78 milhões de raios por ano. Isso faz com que a probabilidade de um lugar ser atingido por um raio várias vezes seja incrivelmente alta durante um longo período de tempo. De fato, se houver uma atração significativa entre a descarga elétrica e o lugar onde um raio caiu anteriormente, é até provável que o mesmo lugar seja mais facilmente atingido novamente do que outros locais que nunca foram.

Os prédios arranha-céus são os que mais sofrem com sucessivas quedas de raios, pois reduzem significativamente a distância que a descarga precisa percorrer. Por exemplo, famosos arranha-céus como o Empire State Building, em Nova York, são sempre atingidos por raios cada vez que uma tempestade passa por cima deles. Mas ninguém precisa se preocupar, pois eles possuem para-raios instalados para certificar que nenhum dano ocorra com a estrutura do prédio e nem com quem está dentro dele.

Sabia dessa? Deixe o seu comentário!