O chá de canela é uma bebida deliciosa e fácil de preparar, além de também oferecer uma ampla gama de benefícios para a saúde. A Cinnamomum cassia é a variedade mais comum e popular, mas há uma série de outras espécies dentro do gênero que podem ter efeitos similares quando usadas como chá de ervas. Isso acontece porque o cinamaldeído é um ingrediente ativo presente em todas as espécies de canela, este composto bioativo pode ter vários efeitos benéficos no corpo. Este composto em particular é complementado por cumarina, linalol, ácido cinâmico, proantocianidinas, catequinas e outras substâncias poderosas que podem ser consumidas de uma só vez através de uma xícara deste delicioso chá.

Agora que você já conhece as propriedades medicinais presentes no chá de canela, que tal conhecer os seus benefícios? É bem provável que ao final desse post você vai deixar de considerar a canela como uma simples especiaria e passe a reconhecê-la como uma grande aliada da sua saúde.

Regula o açúcar no sangue

Pesquisas têm sugerido que o consumo regular de canela pode resultar em níveis mais baixos de açúcar no sangue que se acredita serem causados ​​pela redução da sensibilidade à insulina. Para aqueles que sofrem de diabetes tipo 2, isso pode ser importante, pois o açúcar elevado no sangue deve ser constantemente monitorado. Além disso, esse tipo de tratamento preventivo natural pode ajudar a prevenir condições relacionadas, como obesidade ou problemas cardiovasculares.

Perda de peso

De uma forma relacionada aos seus efeitos sobre a diabetes, a canela também pode ajudar o corpo a armazenar menos gordura. Essencialmente, ao reduzir a quantidade de insulina produzida, o chá de canela também reduz o açúcar no sangue. Por causa disso, seu corpo irá armazenar menos gordura e você vai perder peso gradualmente. Tudo o que você precisa fazer é consumir uma ou duas xícaras de chá de canela por dia e tentar comparar os resultados.

Reduz os níveis de colesterol

A canela tem um efeito comprovado sobre os níveis de glicemia e lipídios no corpo, reduzindo sua concentração. Essa é uma boa notícia para aqueles com preocupações sobre a sua saúde cardíaca. Ao diminuir os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL, o chá de canela é capaz de diminuir suas chances de desenvolver aterosclerose, ter um ataque cardíaco ou derrame. Níveis mais baixos de colesterol também são importantes para manter seu peso e prevenir doenças coronarianas.

Melhora a Digestão

Estudos têm mostrado uma clara melhoria na saúde gastrointestinal em indivíduos que consomem regularmente suplementos de canela. Como um auxiliar digestivo, ela tem um efeito estimulante sobre os sucos gástricos e ácidos estomacais. Isso torna a digestão mais eficiente e eficaz, levando a menores chances do acúmulo de gases, constipação, cólicas e dores de estômago.

quais sao os beneficios do cha de canela 1

Trata cólicas menstruais

As mulheres que sofrem de sintomas severos relacionados à sua menstruação muitas vezes procuram desesperadamente um remédio confiável que não afete seus níveis hormonais. O chá de canela tem vários efeitos analgésicos e anticoagulantes, o que significa que pode ser um forte aliado nessas horas.

Combate as inflamações

Em todo o corpo, as inflamações podem assumir muitas formas, desde coceiras e irritações na pele a até mesmo dores nas articulações e nos músculos. O chá de canela tem demonstrado reduzir a inflamação e a dor em muitos desses casos, tornando-o um remédio calmante e relaxante que merece ser experimentado.

Fique atento aos possíveis efeitos colaterais!

O chá de canela, apesar de ter muitos benefícios impressionantes, também tem alguns efeitos colaterais. O excesso da ingestão desse chá pode ser perigoso para o fígado e pode até em alguns casos (ainda que raros) causar insuficiência hepática. Isto acontece por causa da presença de um ingrediente ativo chamado cumarina. Por isso, evite tomar mais de três xícaras por dia.

Você já conhecia algum desses benefícios? Comente!