Quem nunca foi acordado por um cachorro uivando por ai que atire a primeira pedra. Tal som sabe muito bem como assustar quando estamos sozinhos, para mim é inevitável imaginar que um lobisomem pode invadir minha casa e tirar minha vida de uma hora para outra – talvez eu seja imaginativa demais… Mas enfim, por que cães uivam?

por que caes uivam tricurioso

Pois bem, veterinários afirmam que que os cães uivam em função de desconfortos físicos, quando alguma cadela próxima está no cio, porque deseja atenção, está entediado, triste até mesmo estressado. O uivo tem sua origem no ancestral do cachorro doméstico, o lobo que uivava para se comunicar com sua matilha. A grande diferença entre o latido e o uivo é justamente o alcance e justifica o fato de muitas vezes durante a noite nós ouvirmos o som mesmo não tendo cães nas casas diretamente vizinhas.

Inclusive vale destacar que este barulho é capaz de chegar até quilômetros de distância. Outra grande função do uivo é chamar outros cães de volta para casa ou até mesmo seu dono, é como aquele (a) pai/mãe furioso (a) na porta de casa gritando que o jantar foi servido. Pensando bem, talvez uivar fosse uma solução melhor… hehe.

por que caes uivam tricurioso 1

O lado místico do uivo

Já foi comprovado por pesquisas científicas que os cães são capazes de localizar diversos tipos de câncer em um corpo humano, isso já é fato. Além disso, o lado holístico e místico acredita que o melhor amigo do homem é capaz de perceber desequilíbrios energéticos e isso pode facilmente causar os uivos. Também existem pessoas que acreditam que os cachorros conseguem ver espíritos e emitem o alto som para justamente espanta-los. Por último, também existe uma crença de que eles são capazes até mesmo de prever a morte já que conseguem detectar o mundo extracorpóreo.

E ai, no que você acredita? Também tem medo do uivo de cão? Comente!