Eu não sei vocês, mas um dos grandes “traumas” da minha infância era quando a argola de meus chaveiros enferrujavam (eu era viciado em chaveiros quando pequeno). Quando entrei no ensino médio, acabei aprendendo o porquê do ferro enferrujar, mas isso faz dois anos e estou precisando dar uma revisada nesse assunto, então bora me ajudar? Hoje iremos falar do motivo do ferro enferrujar, com isso eu estarei estudando e também tirando a sua dúvida, ou seja, todos saem ganhando, não é mesmo? Espero que gostem da matéria! 😀

Caso você não saiba, o ferro é um dos metais mais utilizados do mundo, isso acontece pelo simples fato do material ter um bom custo-beneficio, porém se não tomarmos cuidado, ele poderá enferrujar facilmente. Basicamente, o ferro enferruja quando os íons desse metal entram em contato com o oxigênio presente no ar, neste momento o metal passa por uma oxidação e consequentemente a ferrugem aparece.

por que o ferro enferruja

Só que óbvio, para ocorrer tal processo é preciso de outra coisinha: Água, isso mesmo. Eu gosto de chamar a água de “padre” desse lindo casamento entre o ferro e o ar, já que quando o ferro, que está ao ar livre, é molhado, não demora muito para que a ferrugem se forme. Aí vai uma dica para se lembrar: Já que a água é o padre do casamento entre ferro e ar, a ferrugem pode ser o filho dos dois… Viu, depois desse esquema você não vai esquecer mais.

Tá, mas agora vamos conhecer como isso realmente funciona. Bom, quando a água atinge o metal, o ferro solta elétrons deixando um espaço perfeito para o ar se juntar com as partículas de ferro, causando deste modo a ferrugem. Muitas pessoas se perguntam o porquê do aço inoxidável não enferrujar. Bom, objetos desse material são nada mais nada menos do que ferros sem algumas de suas impurezas naturais, como enxofre e fósforo, o que acaba o deixando mais forte, porém o grande segredo para ele não enferrujar está no produto químico que é adicionado em sua produção: O cromo que forma uma película em volta da peça que impede que o metal entre em contato direto com a água e o ar.

por que o ferro enferruja 1

O que achou do post? Comente logo abaixo 😀