Sempre que você chega em um posto de combustível a primeira pergunta feita é: gasolina comum ou aditivada? Essa dúvida pode causar confusão, principalmente quando descobrimos que a gasolina aditivada é mais cara que a comum, logo é fácil deduzir que a mesma deve ter algo de melhor. Mas o que seria isto? Vamos descobrir!

Pois bem, a diferença básica é que a gasolina aditivada recebe um pacote de aditivos detergentes e dispersantes que servem para manter limpo todo o sistema combustível do carro que inclui até mesmo os bicos injetores e válvulas de admissão. Além da gasolina aditivada ainda existe a gasolina premium e sua diferença pode ser vista na octanagem onde a comum possui 87 no mínimo enquanto a premium possui octanagem de 91, no mínimo, ambas quando comparadas a comum.

diferenca gasolina comum gasolina aditivada tricurioso

Como escolher a melhor gasolina para o meu carro?

O carro já possui sua potência definida desde seu projeto, logo, seu desempenho certamente dependerá do combustível utilizado. Para saber qual tipo de gasolina deve ser utilizado o primeiro passo é consultar o manual do proprietário onde existem mais informações sobre seu automóvel. Alguns fabricantes inclusive informam até mesmo a octanagem ideal para o seu motor, porém cabe a você escolher as opções que encontrar disponíveis em sua cidade, pesquisa é muito importante neste momento.

Qualquer carro pode utilizar a gasolina premium?

Sim, você não precisa de um carro de alta performasse para utilizar este tipo de gasolina. Na rede BR por exemplo, a gasolina premium recebe o nome de gasolina Podium e traz inúmeros benefícios ao seu motor já que possui baixo nível de depósito, maior desempenho e menor taxa de emissão de poluentes, o que é realmente muito bom para o meio ambiente. Agora, caso você espere um melhor desempenho nas retomadas de velocidade, infelizmente ficará decepcionado já que isso ocorre apenas em carros que requerem alta octanagem.

Ficou mais clara a diferença? Comente!