Green Bank, uma cidade no estado americano da Virgínia Ocidental, é possivelmente um dos lugares mais tranquilos da Terra. Lá, não há sinal de celular, nem Wi-Fi, rádio ou até mesmo televisão via sinal terrestre! Mas por que existe uma cidade desse tipo justamente no país que possui a maior economia do mundo?

Se você pensa que Green Bank é tecnologicamente atrasada está completamente enganado! Muito pelo contrário, a cidade é o lar do maior radiotelescópio totalmente dirigível do mundo. O Telescópio Robert C. Byrd Green Bank (GBT), que é operado pelo Observatório Nacional de Radioastronomia, é exatamente a razão pela qual esta cidade é eletromagneticamente silenciosa.

Os radiotelescópios têm a função de detectar ondas eletromagnéticas provenientes de galáxias distantes. Esses sinais são tão sensíveis que a menor emissão de ondas de rádio de aparelhos eletrônicos pode interferir nas leituras dos radiotelescópios. Por esse motivo, telefones celulares, Wi-Fi, rádio e outros dispositivos de comunicação são proibidos na cidade.

green bank conheca a cidade sem celulares wi fi radio e tv 1

O radiotelescópio causador de todo o isolamento.

Não existem torres de telefonia celular por quilômetros, nenhuma estação de rádio ou retransmissoras de canais de TV. Nem mesmo carros a gasolina são permitidos, pois os motores a combustão usam velas de ignição para acender a mistura ar-combustível e as faíscas elétricas acabam produzindo ondas eletromagnéticas.

Os limites dessa zona livre de dispositivos eletrônicos vai muito além de Green Bank, cobrindo uma área de aproximadamente 13 mil milhas (34 mil km²). Essa região é chamada de Zona Nacional Silenciosa de Rádio e está localizada em uma zona rural escassamente povoada que se estende pelas fronteiras dos estados da Virgínia Ocidental, Virgínia e Maryland.

green bank conheca a cidade sem celulares wi fi radio e tv 2

Alguns dos poucos estabelecimentos comerciais.

A vida livre de tecnologia em Green Bank pode parecer um pesadelo para aqueles que não conseguem viver sem seus telefones celulares, mas para os 140 moradores da cidade a vida é uma felicidade. Segundo os habitantes, as crianças nunca ficam vidradas nas telas brilhantes de seus dispositivos móveis e se comunicam pessoalmente um com o outro em vez de fazer o uso de mensagens de texto.

Nos últimos anos, por incrível que pareça, algumas pessoas passaram a residir em Green Bank por espontânea vontade. Essas pessoas afirmam sofrer de hipersensibilidade eletromagnética, uma condição ainda não reconhecida totalmente pela comunidade científica. Acredita-se que as pessoas que sofrem desse problema apresentam sintomas como tonturas, náuseas, erupções cutâneas, batimentos cardíacos irregulares e dores no peito causadas por radiações eletromagnéticas.

green bank conheca a cidade sem celulares wi fi radio e tv 3

A única forma de manter a comunicação com o povo de lá.

Apesar de ser quase totalmente isolada, ainda existem telefones públicos em Green Bank. Esse é o único meio de comunicação encontrado pelos moradores que precisam entrar em contato com alguém de fora da cidade.

Você toparia viver em uma cidade como essa? Deixe o seu comentário! 😀