Se você é fã de flores, gramíneas, árvores e todo tipo de plantas, talvez devesse considerar seriamente se tornar um botânico! Quem me apresentou essa profissão foi o meu primo, que é biólogo, e desde então fiquei bastante curioso com os rumos tomados nessa carreira. Que tal descobrirmos juntos o que fazem esses profissionais?

Os botânicos são biólogos que trabalham com plantas e que podem desenvolver seu trabalho em uma ampla variedade de setores. Alguns botânicos trabalham para escolas e universidades como professores ou pesquisadores. Outros podem encontrar serviços em jardins botânicos, zoológicos, arboretos, estufas, herbários, laboratórios médicos, empresas de biotecnologia ou agências governamentais.

Não existe uma única tarefa para um botânico desempenhar. Ele pode se aprofundar em assuntos que variam desde o estudo dos efeitos da poluição e mudanças climáticas nas plantas a até mesmo o uso da genética avançada para cultivar espécies novas ou melhoradas. Além disso, ele pode se concentrar em melhorar o rendimento de safras, criar novos medicamentos ou focar no desenvolvimento de novos combustíveis para satisfazer as crescentes necessidades energéticas do mundo.

Alguns botânicos que gostam de aventuras optam por trabalhar na conservação de espécies ameaçadas. Hoje, uma em cada cinco espécies de plantas do mundo está ameaçada de extinção. Para recuperar essas plantas que estão à beira da desaparecerem, alguns botânicos dedicam suas vidas à esse objetivo. Por exemplo, Steve Perlman, do Programa de Prevenção de Extinção de Plantas da Universidade do Havaí, definiu como seu plano de vida preservar 238 espécies de plantas no Havaí que estão em extinção.

o que um botanico faz 1

Steve Perlman em ação.

Muitas vezes ele isola espécies ameaçadas do pastoreio de cabras e porcos. Em outras ocasiões, você também pode encontrá-lo fazendo rapel em colinas para coletar espécies em locais onde humanos e animais não podem chegar facilmente. Até mesmo escalar o topo de uma montanha para simplesmente polinizar à mão os últimos indivíduos de uma espécie faz parte de sua rotina peculiar.

Enquanto alguns consideram a botânica um campo bastante entediante, Perlman diria que essa profissão tem muito mais aventura do que alguém poderia imaginar.

Profissão interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀