O alecrim é uma planta de nome científico Rosmarinus Officinalis que possui muitas propriedades para a saúde e bem estar, preparado nas mais variadas formas: Seco, fresco, chá, óleo, etc. Tem origem na região do Mediterrâneo, sendo uma das ervas que apresentam ação mais abrangentes quando se trata de benefícios à saúde que pode proporcionar. Isto fez do alecrim planta muito usada em estudos científicos.

Já foi apelidada de erva da alegria, uma vez que seus óleos essenciais estimulam a produção de neurotransmissores do bem estar. Pelo seu odor agradável, é muito utilizada como aromatizante em ambientes, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.

alecrim para que serve quais sao suas propriedades tricurioso02

A erva é considerada um excelente fitoterápico por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial. Confira agora alguns benefícios oferecidos pelo alecrim:

Redução de mau hálito

Vamos começar com um benefício que todo beijoqueiro gosta: Diluído em em água, o alecrim serve muito bem para gengivites, mau hálito, estomatites e aftas. Se estes são o seu problema, pode ir preparando um copinho com a planta, e, claro, ligar o Tinder.

Cabelinhos fortificados

como surgem cabelos brancos tricurioso 1

Um fortificante natural para o couro cabeludo, o alecrim é um ótimo anti-caspa, ajudando também na prevenção da queda de cabelo.

Cólicas menstruais

Aliviando as dores da menstruação, o chá do alecrim facilita com as cólicas da menstruação.

Combate aos sintomas de gripe e asma

por que espirramos saiba algumas curiosidades sobre o espirro tricurioso

Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

Equilíbrio da pressão arterial

A planta tem efeito medicinal que se reflete inclusive na circulação sanguínea, pois melhora a pressão do sangue no organismo. Por isso, o alecrim é muito recomendado para pessoas que apresentam pressão alta.

Reumatismo e contusões

Não tem coisa melhor que encontrar na natureza soluções para problemas como reumatismo e contusões, pois o alecrim auxilia no alívio de dores. Basta fazer compressas com a planta ou também aplicando-a na forma in natura ou seu óleo essencial. Pode ser empregado também no tratamento de entorses e contusões.

Diurético

O alecrim ajuda você que precisa de uma ajuda aí embaixo também, pois é rico em minerais:  Cálcio, sódio, fósforo, potássio e magnésio. Ingerindo estas vitaminas e minerais nos favorece na perda de peso, uma vez que exerce ação diurética. Seu chá ajuda o sistema digestivo e sudorífero, trazendo sensação de alívio e amenizando sintomas de má digestão, e também ajuda na limpeza do fígado.

Redução de gases intestinais

alecrim para que serve quais sao suas propriedades tricurioso04

O consumo diário do chá de alecrim ou mesmo sua tintura são altamente recomendados por reduzirem os gases intestinais, que são um grande incômodo para as pessoas. Estes gases são amenizados pela ação carminativa do alecrim.

Calminho calminho…

alecrim para que serve quais sao suas propriedades tricurioso03

Aumentando o fluxo sanguíneo e relaxando os nervos, o alecrim estimula nosso cérebro e memória devido a seus antioxidantes como o ácido carnósico, muito importante para o sistema nervoso e, por conseguinte, nos auxilia a lidar com o stress em nosso dia a dia.

Contra indicações

O alecrim só não é recomendado para mulheres em período de gestação e lactação, prostáticos, crianças menores de 12 anos e pessoas com diarreia. Deve-se ter cuidado com a ingestão da planta em altas doses, uma vez que podem provocar irritação gastrointestinal ou nefrite. Sua essência pode irritar nossa pele.

E aí, gostou? Compartilhe! 🙂